Significado de Ignomínia

O que é Ignomínia

Ignomínia significa uma vergonha muito grande, uma situação muito humilhante, por vezes ofensiva, que toma grandes proporções causando grande repercussão. Ignomínia pode ser o mesmo que infâmia, como algo que destrói a honra ou a reputação de quem a sofre ou a comete.

Temos então que ignomínia pode ser entendida como desonra extrema, como um vergonha pública de tal intensidade que compromete o relacionamento daqueles com ela envolvidos, com os demais membros de seu grupo social ou da sociedade como um todo.

Tanto aquele que vive uma vergonha pública como aquele que age no sentido de promover alguma, está situado num contexto que podemos caracterizar como ignomínia. Assim, ignomínia pode ser também o comportamento que ofende, uma frase que humilha, um discurso que desonra, discrimina, menospreza.

Ignomínia pode ser identificada com vários sinônimos, entre esses podemos destacar: vitupério, opróbrio, estultícia, desonra, aviltamento, afronta, menoscabo, desrespeito, vitupério, difamação, desdouro, indignidade, desacato, deslustre, torpeza, ofensa, invectiva, vergonha, perdição, rubor, vexame, desprezo, insulto, acanhamento, estigma, impropério, confusão, insulto, ultraje, injúria, desfeita, mácula, pejo, constrangimento, labéu, abjeção, agravo, baixeza, sacrilégio, diatribe, descrédito, vileza, anátema, vilipêndio, entre outras.

Ignomínia Romana

Na época do Império Romano, a ignomínia era um castigo previsto em lei que consistia em suprimir os militares de alguns direitos. No Direito romano, estava determinado que quem fosse condenado a infâmia perderia direitos como participar de festividades, ser eleito, ser jurado, fazer discursos e etc. A Infâmia como castigo equivalia para o cidadão comum o mesmo que a ignomínia para o militar.

O significado de Ignomínia está na categoria Significados