Significado de Igreja Batista

O que é Igreja Batista

Igreja Batista é o nome de uma das muitas denominações religiosas surgidas a partir da Reforma Protestante, e que tem entre uma de suas principais características o batismo de fiéis adolescentes e adultos, diferentemente do tipo de batismo praticado na Igreja Católica, voltado para crianças. O nome da Igreja está ligado a essa característica e ao nome de João Batista, que batizou Cristo quando esse já tinha 30 anos.

O que é Igreja Batista

A partir do século XVII, muitas igrejas ligadas à Reforma Protestante começaram a adotar a prática do batismo inspirada em João Batista, batizando adultos imergindo-os em água, tal qual se descreve na Bíblia o batismo de Cristo. Essas diferentes igrejas de diferentes partes da Europa foram aos poucos recebendo o nome de Igrejas Batistas.

Os escritos de Thomas Helway, que era advogado e especialista na Bíblia, repercutiram em muitas dessas comunidades chamadas batistas, e a aceitação de suas ideias começou a criar alguma identidade entre essas diferentes congregações religiosas. Os escritos de Thomas Helway falam sobre a liberdade religiosa e a consciência e são até hoje considerados como fundamentos da Igreja Batista.

Essas Igrejas Batistas, ao longo dos anos foram se organizando entre si e adotando princípios comuns, que hoje constituem a base de sua doutrina. Entre esses princípios estão: Jesus como salvador; o Espírito Santo é a presença de Deus neste mundo; a Bíblia como única regra de conduta; o batismo deve ser voluntário; a Igreja deve estar separada da política e etc.

O batismo praticado hoje nas Igrejas Batistas, além de ser voluntário e ser feito com a imersão na água, é acompanhando de uma confissão de fé, onde o fiel assume Jesus como salvador da vida.

Os batistas se organizam em Juntas de Missões que podem ser nacionais ou mundiais. Uma dessas juntas organiza nos Estados Unidos a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, a maior do gênero no mundo, e no Brasil existe a Convenção Batista Brasileira a mais importante do país e a maior da América latina. Contando com cerca de 1.350.000 fiéis, 4000 missões e 7000 igrejas, atuante desde 1907.

O significado de Igreja Batista está na categoria Significados