Significado de Imigrante

O que é - Imigrante

Imigrante é uma palavra que chega ao português através do particípio latino immigrans, formado por in + migro. In, assim como acontece em português, é uma preposição que indica movimento de fora pra dentro. Migro é um verbo que se relaciona a deslocamento físico, de um lugar para o outro.

O que é Imigrante

Um imigrante é aquele que imigra e imigrar é um verbo que significa entrar em um país estrangeiro. O objetivo do imigrante não é passar férias ou um pequeno período de tempo a lazer, esse é o turista ou viajante. O imigrante vai para um país em busca de trabalho ou com a intenção de fixar residência lá.

O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo vindo do exterior.

É importante frisar que o movimento imigratório ocorre apenas entre países. No caso de uma pessoa que sai de seu estado para trabalhar ou morar em outro estado, dentro do mesmo país, utiliza-se o termo “migrante”.

Cada país possui leis específicas de imigração e são elas as responsáveis por definir se um imigrante está naquele país de forma legalizada. Caso o imigrante esteja de forma ilegal, ele é deportado para seu país de origem.

Imigração e Emigração

Imigração e Emigração são palavras bastante parecidas e que podem acabar sendo confundidas, mas seus sentidos são opostos.

Voltando ao latim, ambas são formadas pelo verbo “migro”, mas as preposições são diferentes. Emigração é palavra formada pela preposição latina ex, que indica movimento de dentro pra fora, significado oposto ao de in.

São emigrantes todos que deixam seu país de origem para morar ou trabalhar em outro país.

O significado de imigrante pode ser confundido com o de emigrante, pois a diferença entre eles é de ponto de vista. No país de origem, ela é vista como emigrante, pois está saindo de lá. Já no país de destino, a pessoa é um imigrante, pois está chegando nele.

Imigrantes no Brasil

O Brasil é um país construído por imigrantes desde seu descobrimento, quando muitos portugueses e espanhóis abandonaram a Europa para viver entre os índios.

A imigração no país tornou-se mais significativa após 1808, data na qual a família real portuguesa imigrou para o país e houve a abertura dos portos.

Com o final do tráfico de escravos, muitos europeus em situação de pobreza vieram para o Brasil para trabalhar, recebendo salário. A maioria dos empregos era na lavoura de café e foi uma decisão do Estado a de convidar quem quisesse a trabalhar no país.

Dentre as principais nacionalidades que imigraram na época encontram-se portugueses, italianos, alemães, japoneses e espanhóis.

A imigração diminui drasticamente em 1934, quando surgiram leis mais restritas.

O significado de Imigrante está na categoria Significados