Significado de Imoral

O que é Imoral

Imoral é o adjetivo que qualifica aquele ou aquilo que se coloca contrário à moral. Toda sociedade tem um conjunto de regras e costumes tradicionais aceitos entre os seus membros e que devem ser respeitados para o bem da convivência e harmonia social. 

Esse conjunto de procedimentos habituais é o que chamamos de moral. Quando um indivíduo ou alguma coisa vai de encontro a esses procedimentos, desafia essas regras, as desobedece, temos algo imoral. Sinônimos de moral podem ser devassidão, indecência, desonestidade, libertinagem.

Podemos dizer então que imoral é aquilo que foge do padrão de comportamento habitual de uma sociedade, e quanto mais distante for a prática da norma vigente, mais imoral será considerado o comportamento, consequentemente menos aceito esse será e mais passível de punição ou reprovação será.

Espera-se em uma sociedade que as pessoas se comportem de uma certa maneira, e aqueles que destoam têm o seu comportamento classificado como imoral. Em geral, a imoralidade é mais atacada e intolerada quando fere a ética e o pudor. Crimes de toda a espécie são atos imorais condenáveis em qualquer sociedade, prejudicar materialmente um pessoa seja fisicamente ou subtraindo suas posses são atos imorais.

Entretanto, de uma forma geral, quando usamos a palavra imoral, estamos nos referindo a comportamentos que ferem o pudor, aqueles que possuem uma carga sexual excessiva ou ostensiva, considerados indecentes.

Imoral e Amoral

Existe muita confusão entre imoral e amoral, dada a semelhança de sua escrita e significado. Contudo, imoral é aquilo que vai contra a moral, que nega a moral vigente; enquanto que amoral refere-se ao que não tem moral, que não tem o conhecimento de qual é o comportamento aceito em uma sociedade e por isso não é capaz de discernir entre o que seria certo e errado.

Se um homem fica nu em uma praça pública seu comportamento é imoral, mas se um índio trazido de sua tribo distante na floresta faz o mesmo, ele não o faz para contrariar a norma vigente, faz por que a desconhece completamente, tem um comportamento amoral.

O significado de Imoral está na categoria Significados