Significado de Impecável

O que é Impecável

Impecável é uma palavra composta pelo prefixo im-, pelo verbo pecar e pelo sufixo –ável. Assim, ao pé da letra, impecável é aquele que não é passível de pecar.

O que é Impecável

O significado de impecável tem a ver com pureza e perfeição. Ou seja, é impecável aquilo que é imaculado, que é irrepreensível que, em suma, é perfeito.

Em alguns contextos pode considerar infalível como um dos possíveis significados de impecável, ou seja, algo que não tem erros nem falhas, que não possui chances de dar errado.

Impecável, em português, é utilizado como adjetivo de dois gêneros, o que quer dizer que não é flexionável quanto ao gênero. O substantivo derivado do adjetivo impecável é impecabilidade.

A palavra impecabilidade é utilizada para descrever a qualidade de não pecar, de não falhar, de ser imaculado. Apesar de não utilizarmos muito impecável em seu sentido original (não pecar), é possível, na Igreja Catóilica, chamar Jesus ou Maria de impecáveis, pois  de acordo com a doutrina, eles não pecaram.

Em inglês existe o adjetivo impecável, escrito impeccable Seu uso se dá em sentenças como: impeccable job (trabalho impecável). O substantivo impecabilidade, na língua inglesa, é escrito impeccability.

 

O significado de Impecável está na categoria Significados