Significado de Implementação

O que é Implementação

Implementação é uma palavra usada para designar o ato ou efeito de implementar. É a efetivação, execução ou realização de algo.

Esse termo é considerado um neologismo na Língua Portuguesa, por isso ele não é encontrado em dicionários mais antigos. Neologismo é a criação de uma nova palavra a partir de uma já existente para dar novo sentido a essa palavra em nossa língua ou também pode ser uma derivação de um termo de um idioma estrangeiro.

Sua origem provém da palavra em inglês implement, que é empregado não só como substantivo, mas também como verbo, significando executar, cumprir, efetuar, dar segmento ou acrescentar.

É muito comum vermos esse termo sendo empregado nos ramos da informática, marketing, política, dentre outros.

Implementação e implantação

Essas duas palavras são parônimas, isto é, são palavras que se parecem e que causam certa confusão quanto ao seu emprego. Elas apresentam grafias e pronúncias muito semelhantes, porém têm significados totalmente diferentes.

Implementação e implantação, embora sejam muito parecidas, possuem sentidos e significados distintos. Dessa forma, a utilização de uma em lugar de outra pode criar certa confusão e mudar totalmente o sentido do que se quer, realmente, dizer.

Implantação significa implantar, estabelecer, fixar, colocar, introduzir ou também pode ser usada no sentido de enraizamento ou iniciar algo. Enquanto o termo implementar significa por em prática ou realizar alguma coisa.

Observe alguns exemplos do uso desses dois termos nas frases abaixo:

“Ele queria implantar novas regras para todos os funcionários da empresa.”

“O governo implementou novas leis para que não ocorram casos de desrespeito com os profissionais da educação.”

“Quero implementar meu projeto de leitura em todas as escolas de meu bairro.”

“Ele desejava implantar alguns fios de cabelo, mas infelizmente não deu certo”.  

“Para implementar políticas públicas, o presidente precisará do apoio de todos no congresso.

“Não é necessário implantar nada novo, basta implementar o que já existe.”

O significado de Implementação está na categoria Significados