Significado de Implementar

O que é Implementar

Implementar significa colocar em prática, executar, completar, assegurar, efetuar ou complementar a realização de algo. Esse verbo transitivo na informática tem o significado de instalar ou pôr em funcionamento um programa ou componente informático.

A palavra implementar é um neologismo, ou seja, uma palavra nova que foi inserida na língua portuguesa, nesse caso, uma palavra que veio do idioma inglês, a “implement”. Como forma de tradução de frases como “she needs money to implement the new ideas for her project”, a palavra foi trazida para o português “ela precisa de dinheiro para implementar as novas ideias em seu projeto”.

Entre os sinônimos de implementar estão efetivar, executar, realizar, efetuar, praticar e fazer. E no âmbito da informática é mais usado as palavras instalar e elaborar.

Implementar e implantar

Pode ocorrer dúvida no momento de escolher a palavra implementar ou implantar em diferentes contextos, sendo que cada uma delas tem significados diferentes.

Assim como o significado da palavra implementar, ela também é utilizada em situações onde é necessário colocar em prática algum projeto ou simplesmente executar determinado trabalho.

Já a palavra implantar significa plantar, enraizar, tornar-se conhecido, fixar-se, elevar, hastear. Portanto, pode ser usada no sentido de iniciar algo novo ou introduzir ou estabelecer uma ideia.

Na Justiça, ambas as palavras são utilizadas com seus significados distintos. A implantação de uma lei implica que ela está em fase de teoria que antecede sua publicação no Diário Oficial. Já a implementação de uma lei implica que ela já foi implantada e que está sendo executada e fiscalizada.

O significado de Implementar está na categoria Significados