Significado de Imprinting

O que é Imprinting

Imprinting é um termo em inglês que significa marca, impressão, carimbo, cunho ou sinal. Esta é uma palavra que possui muitas interpretações dependendo do contexto em que é empregada.

A palavra imprintingpode estar relacionada à genética ou psicologia. Ela é bastante abrangente de acordo com a área em que se aplica.

Imprinting na Psicologia e Etologia

O termo Imprinting é utilizado na psicologia do desenvolvimento e na etologia para explicar determinados fenômenos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem dos animais e seres humanos.

O Primeiro pesquisador a relatar suas observações sobre o processo denominado imprinting foi o biólogo Douglas Spalding, porém mais tarde, o zoólogo Konrad Lenz foi quem aprofundou seus estudos sobre o assunto.

Segundo suas pesquisas e observações, o imprinting ou cunhagem, como é conhecido por alguns, é um fenômeno muito importante para a sobrevivência de animais recém-nascidos, pois as primeiras horas de vida do animal são cruciais para o seu desenvolvimento. Nesse momento eles tendem a absorver o comportamento do outro e acompanhá-lo. O imprinting é um fenômeno bastante curioso sobre a influência da genética e do ambiente no comportamento do animal.

Vários estudos sobre o Imprinting acabaram demonstrando que existem determinados períodos que são críticos para o processo de aprendizagem. Dessa forma, a psicologia do desenvolvimento acabou aproveitando essas importantes investigações para analisar o processo de aprendizagem durante a infância, demonstrando que as crianças também têm determinados períodos onde são mais propensas a certostipos de aprendizados.

Lorenz conseguiu demonstrar que é necessária certa exposição repetitiva a determinado estímulo ambiental para que haja uma associação com ele. 

O imprinting é estudado pela etologia e procura analisar determinados comportamentos de animais, principalmente em sua primeira fase de vida.

Existem dois tipos de imprinting: o filial e o sexual. Como os próprios termos sugerem, o imprinting filial relaciona-se com o processo de aprendizagem da cria em relação ao seu progenitor, enquanto no sexual, o animal aprende as características que procura em um companheiro. 

O que é Imprinting Genômico

Imprinting genômico ou imprinting parental é um fenômeno epigenético que ocorre quando alguns genes se expressam em um alelo somente, enquanto o outro fica inativo. O imprinting ocorre durante a gametogênese, antes da fertilização. O processo de imprinting genômico determina as diferenças da expressão genética herdada da mãe e do pai.

O Imprinting na saga Twilight

Imprinting também é considerado amor à primeira vista. É o encontro da alma gêmea. Esse fenômeno é narrado tanto nos livros quanto nos filmes da saga Twilight.

Na saga Twilight Jacob tem um imprinting por Renésme. Desde o primeiro momento em que ele a viu sabia que ela seria seu amor eterno, que esperaria por ela o tempo que fosse necessário e a protegeria para o resto da vida.

Nesse caso, os dois ficarão conectados para sempre, pois nasceram predestinados a amar um ao outro eternamente. O imprinting de Jacob por Renésme no começo é de afeto, carinho e amizade, mas um dia irá se transformar em amor entre homem e mulher.

O significado de Imprinting está na categoria Significados