Significado de Inadimplente

O que é - Inadimplente

Inadimplente é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo está relacionado com a palavra inadimplência, que vem do Latim in-, que dá sentido de negação, mais ad, que é “a, em”, mais implere, que significa “encher”.

O significado de Inadimplente faz parte da esfera jurídica. O termo se conceitua como o que ou aquele que não cumpre aquilo que se dispõe a fazer, que não realiza um contrato ou uma obrigação legal dentro no prazo estabelecido previamente.

Inadimplente também pode indicar o que não quita ou ainda não quitou as incumbências financeiras contratuais.

Por extensão, inadimplente se refere a que ou quem não paga as suas dívidas, que está em atraso com seus compromissos de pagamento, que está em situação de inadimplemento.

Em certas situações, como no caso de uma operação de crédito, existe a relação de confiança entre credor e devedor – o credor confia que o devedor irá lhe pagar na data ou vencimento estipulado. Quando este compromisso não é cumprido pelo devedor de maneira efetiva, chama-se de inadimplemento da obrigação pela falta de pagamento da dívida. Ou seja, o indivíduo é um devedor inadimplente.

Controlar a inadimplência em uma empresa é uma tarefa que exige uma política efetiva de cobrança e ações. Alguns exemplos de atitudes que podem ser realizadas são:

  • Controlar continuamente os devedores,
  • Controlar os atrasos,
  • Negociar um plano de liquidação,
  • Agir rapidamente antes da situação piorar,
  • Ter um plano de ação – medidas mais drásticas deverão ser tomadas em casos em que o devedor não acordar em relação ao plano de liquidação ou quando não houver acordo sobre uma nova data de pagamento.

Os inadimplentes também podem afetar a convivência e a gestão de um condomínio, sendo um problema enfrentado pelos síndicos e gestores, afinal exige-se que os deveres e obrigações das partes sejam cumpridas com pontualidade e bom senso.

Analisando o número de inadimplentes no Brasil, no término do ano de 2016, existe cerca de 58,3 milhões de pessoas negativadas– o que equivale a 39% da população adulta do país –, conforme estimativas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“Inadimplente Programa Compra” apareceu em uma questão de português do vestibular para o curso de graduação em Administração – Modalidade à Distância na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Como adjetivo, inadimplente é sinônimo de caloteiro e incumpridor. Já como antônimo, encontra-se a palavra adimplente.

Inadimplente em inglês pode ser traduzido como defaulter.

O significado de Inadimplente está na categoria Significados