Significado de Inflação

O que é Inflação

Inflação é um termo cujo significado, de acordo com a Economia, é o aumento generalizado e continuado dos preços de serviços e bens em determinado período.

Em outras palavras, pode-se dizer que a inflação é o mesmo que diminuição do poder aquisitivo de uma moeda. Quando os preços de serviços/produtos sobem significativamente de maneira persistente e generalizada, significa que houve um registro de inflação naquele país.

O que é Inflação:

De forma literal, o conceito de inflação é o mesmo que inchar ou inflar.

Inflação causas

Podem ser citadas como causas da inflação:

  • Demanda por produtos maior que a capacidade de produção do país.
  • Emissão descontrolada e exagerada de dinheiro por parte do governo.
  • Elevação nos custos de produção (mão de obra, matéria-prima, máquinas) dos produtos, etc.

Existem diversos índices de medem a inflação no Brasil como:

  • IPC (Índice de Preços ao Consumidor).
  • IGP (Índice Geral de Preços).
  • IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Tipos de inflação

Existem quatro tipos de inflação, a saber:

  • Inflação inercial – ocorre quando os preços de uma economia são resistentes às políticas de estabilização; isso para atacar as causas primárias da inflação (memória inflacionária). Esse modelo é decorrente de mecanismos de indexação que fazem reajustes do valor das parcelas de contrato de acordo com a inflação do período passado, ou seja, mesmo que não tenha razão para o aumento, o preço sobre baseado nessa memória inflacionária.
  • Inflação de demanda – é causada quando há o aumento da procura por determinado serviço/produto de um setor qualquer.
  • Inflação de custos – acontece quando ocorre a elevação dos custos de produção que são repassados aos consumidores pelo aumento do preço do bem (produto/serviço). É também chamada de inflação de oferta.
  • Inflação estrutural – neste, o aumento de preços é ocasionado pela ineficiência dos serviços das infraestruturas envolvidas no processo de produção. Ou seja, é um tipo de inflação baseada na hipótese de rigidez ou inelasticidade da oferta de bens e serviços.

Inflação x Deflação

Inflação e deflação são termos distintos utilizados para fazer referência aos preços em momentos contrários e específicos da economia de um país. Enquanto a inflação é associada à subida de preços, a deflação corresponde a sua descida.

Entretanto, quando o preço de algum produto sofre redução ou aumento em um período, não pode ser considerado como indicativo de uma deflação ou inflação, mas sim de que apenas houve um aumento ou redução do seu valor de mercado, pois, os reais indicativos destes fatores são determinados por meio da média geral de preços de produtos e não por algum específico.

Na deflação a queda de preços dos serviços e bens leva o valor do dinheiro a ser aumentado. Normalmente a deflação é mais notada em períodos de recessão econômica. Logo, a deflação somente é considerada quando é registrada a estabilidade nos preços.

O significado de Inflação está na categoria Significados