Significado de Iniquidade

O que é Iniquidade

Iniquidade é um termo da língua portuguesa que significa quando alguma coisa ou alguma pessoa tem uma conduta ou uma postura completamente detestável e divergente daquilo que é considerado como bom, justo e correto de acordo com os princípios morais, éticos, religiosos, políticos e assim por diante.

Iniquidade quer dizer do ato de alguém ou alguma coisa agir de forma desigual e equivocada para com terceiros. Quando alguém infringe as normais e regulamentações daquilo que é considerado bom, com absoluta frieza e egocentrismo, esta pessoa está praticando um ato de iniquidade.

Geralmente pessoas más ou perversas praticam tais atos.

Iniquidade na Bíblia

Iniquidade é um termo presente em vários trechos da Bíblia.  Ele é bastante usado nas religiões cristãs. Iniquidade é quando uma pessoa comete um ato ilícito, moralmente falando, alguma atitude pecaminosa e não se arrepende disso, não tem vergonha do seu erro, de sua atitude terrível e se compraz no pecado.

Quando alguém comete um ato de iniquidade, não necessariamente ela não tem consciência daquilo que está fazendo, mas principalmente quando aquela ação negativa se torna algo tão banal e comum que se torna uma questão naturalizada.

O pecado se torna, de modo consciente ou não, algo corriqueiro e natural na vida da pessoa a tal ponto que ela se perder completamente em um labirinto de maldades, tornando-a completamente cega, sem saber aquilo que é realmente pecado ou não, o que é bom ou não.

Diz-se na Bíblia que Jesus Cristo, que era bom e justo, limpo de pecados e santo, sofreu na cruz para pagar os pecados e erros de todos, as iniquidades que todas as pessoas, se sacrificando para livrar a todos de uma punição divina severa.

Iniquidade social

A iniquidade social ocorre quando há um desnível, ou melhor, há desigualdade na execução das regras sociais e das leis. Sabem-se as que normas sociais e os aspectos jurídicos e legais de uma sociedade procurar regular as ações entre as atividades realizadas em sociedade e as próprias ações de indivíduos ou grupos. Quando alguma pessoa ou algum grupo comete um ato que lesa outrem, em proveito próprio, desconsiderando os direitos dos outros, essa pessoa está praticando iniquidade.

É considerada uma iniquidade social também quando uma pessoa, grupo ou empresa  apresenta algum tipo ou nível de deficiência na prestação de serviços adequados e de qualidade para terceiros. Quando há carência na oferta de algum produto ou serviço ou estes são ofertados com uma péssima qualidade, é iniquidade.

Iniquidade na saúde

A iniquidade na saúde é compreendida como a existência de desigualdades e desníveis em termos sociais no campo da saúde. Explicando melhor: por conta das desigualdades sociais e econômicas muitas vezes não houve ou ainda às vezes não há acesso igual aos serviços de saúde por parte de toda a população. Por diversas pessoas ou grupos sociais inteiros puderam tratar melhor de sua saúde porque puderam acessar um serviço de saúde e um serviço de saúde com qualidade.

Contudo, infelizmente há muitas pessoas ou grupos sociais inteiros que não puderam tratar de sua saúde de forma adequada ou mesmo vieram a óbito por não conseguirem acessar algum serviço de saúde ou mesmo quando conseguiram, era um serviço de péssima qualidade.

A iniquidade em termos de saúde pode ocorrer tanto em termos de condições financeiras, ou seja, alguns serviços de saúde que tenham qualidade só são realmente oferecidos e possíveis para aqueles que podem custear um serviço desse tipo ou pelo fato de que, em uma determinada região, há escassez de unidades de saúde e médicos.

O significado de Iniquidade está na categoria Significados