Significado de Insumo

O que é Insumo

Insumo é uma palavra muito utilizada na área da economia e da indústria. Representa os elementos fundamentais para o desenvolvimento de certo produto ou serviço.

Insumo é um termo proveniente do latim “Insumere” que significa despender, empregar, fazer uso de alguma coisa, agregar. No inglês a palavra input é utilizada com o mesmo significado da palavra insumo. Input também é um termo bastante comum na área da informática e representa algo que foi incluso no processo de produção para obtenção de um produto final, ou seja, o output.

A matéria-prima ou fator de produção são elementos indispensáveis para a construção de bens materiais. São todos os itens necessários para obtenção do produto final. São equipamentos, dinheiro, mão de obra, matéria-prima, etc. São os principais componentes utilizados na produção de uma mercadoria.

O insumo pode ser classificado nas seguintes categorias:

1-Fator de produção: são os equipamentos, as máquinas, o trabalho e o capital gasto na produção.

2- Matéria-prima: são os materiais que são agregados durante o processo de fabricação de qualquer produto, tornando-se assim parte do mesmo. 

A matéria-prima pode ser um insumo, mas nem todo insumo pode ser matéria-prima. Ou seja, a matéria-prima é a base ou o material para que sejam fabricados certos produtos, enquanto o insumo vai além da matéria-prima. Podem ser considerados insumos quaisquer materiais ou recursos utilizados, assim, nem sempre todos os insumos precisam estar agregados ou fazer parte do produto final.

 Em todas as áreas humanas temos algum tipo de insumo. Podemos citar como exemplo a área da saúde, onde temos os insumos farmacêuticos, que são os produtos químicos ou complementos necessários para a fabricação de remédios.

A quantidade de insumos necessários para a fabricação de um determinado produto vai influenciar no seu valor final. Pois quanto mais insumos forem utilizados em um produto maior será seu preço no mercado.

Insumo agrícola

Insumos agrícolas são aqueles que compreendem todos os fatores essenciais para a produção de alimentos, sejam eles de origem animal ou vegetal.

●  Insumos mecânicos: são todos os maquinários necessários para a produção, colheita e manutenção dos produtos, como por exemplo, tratores, máquinas de colheitas, sistemas de irrigação, arado, roçadoras, pulverizadores e muitos outros.

●  Insumos biológicos: são os elementos de origem animal e vegetal, que são utilizados desde o seu plantio. Como por exemplo, a adubação, estercos, restos de cultura (palha, folhas, ramos), fertilizantes orgânicos, etc.

  Insumos químicos ou minerais: são os produtos encontrados em rochas ou fabricados em laboratórios pelas indústrias. São os fertilizantes, agrotóxicos, termofosfatos, pós de rocha e muitos outros.

O significado de Insumo está na categoria Significados