Significado de Integração

O que é Integração

Integração é uma palavra que tem a sua origem no latim integrare, verbo que significava tornar inteiro, ou designava o ato ou efeito de integrar.

Dessa forma, o significado da palavra integração está diretamente ligado ao ato de assimilar e reunir, de tornar alguém integrado em um grupo ou sociedade.

Sendo assim, temos os significados:

  1. Inclusão de uma pessoa, ou grupo, a uma cultura
  2. Inclusão de novos membros a um sistema
  3. Adaptação de uma pessoa ou grupo a um contexto social maior
  4. Assimilação
  5. Reunião

Dessa forma, podemos indicar como sinônimo de integração: incorporação.

Vejamos agora de forma mais complexa o que significa integração.

O que é integração:

O conceito de integração é bastante usado em várias áreas, e por isso mesmo tem significados distintos, sendo mais frequente na pedagogia, sociologia, matemática, e outras áreas das ciências sociais, como a economia, e até no contexto profissional.

Por exemplo, na pedagogia esse conceito é usado para falar sobre a introdução de um aluno com dificuldades de aprendizagem numa turma, ou adaptar um aluno à vida escolar.

Dessa forma, para que esse processo de integração seja feito da melhor forma, são criadas algumas atividades para que eles se insiram no meio escolar de forma positiva.

Quando olhamos para o contexto profissional, podemos perceber que a integração é uma forma de adaptar um novo funcionário às rotinas da empresa, assim como se sentir apoiado por seus colegas.

É inegável que um trabalhador que se sinta integrado numa equipe de colegas tem rendimentos superiores aos restantes.

É por essa razão que muitas empresas oferecem eventos para os seus funcionários, de forma a que se fortaleçam e estabeleçam laços entre os colegas. São as chamadas “team building”, traduzindo “construção de equipe”.

Na economia, por exemplo, encontramos o conceito de integração vertical, o qual diz respeito a empresas construídas com base em uma hierarquia bem definida.

Mas os significados desse conceito são ainda mais alargados, e normalmente adjacentes a outros conceitos, como civil, nacional, social, entre outros. Vejamos

Integração Social

Na Sociologia, o termo integração está mais direcionado para integração social. Isso porque a sociologia estuda grupos de pessoas, ou a sociedade como um todo, e por essa razão não olha para o ser individual, mas para um coletivo, o ser social.

Integração, neste caso concreto, faz referência ao ato de incorporar totalmente os indivíduos em um país, cidade, comunidade, grupo, criando um social coeso, ou seja, uma sociedade única. Pode também fazer uma referência ao processo de um indivíduo estrangeiro se sentir integrado no novo país (integração civil).

Ou seja, a integração social diz respeito ao processo que faz a introdução de pessoas, ou grupos, na sociedade, ou em contextos sociais mais amplos.

Segundo essa ciência social, quanto maior a integração, maior a concordância entre os membros da sociedade, ou grupo, o que determina a estabilidade social.

Integração Nacional

Dentre os vários significados da palavra integração, podemos encontrar o conceito de integração nacional.

No caso do Brasil, esse tipo de integração é feita pelo MI (Ministério da Integração Nacional), o qual é responsável por gerir projetos de integração regionais, e por essa razão ele ficou com as competências da Secretaria Especial de Políticas Regionais, como por exemplo, os programas regionais de desenvolvimento. Estes poderão alargar-se a nível nacional também.

Integração e Cálculo

O significado de integração está também ligado à matemática, principalmente quando olhamos para o cálculo e para a análise numérica. De uma forma geral, integração é o ato de calcular a integral. Nesse caso, integração significa obter uma função primitiva, tendo partido de outra, estimando-se um valor.

Aqui são utilizados dois métodos. Um é o da integração por substituição, e o outro integração por partes. O primeiro método consiste na mudança de variáveis, ou seja, faz-se uma redefinição da variável (independente). O segundo método consiste na utilização de uma fórmula para fazer uma simplificação da integral.

Os significados da palavra integração variam consoante a área que está estudando, ou falando, e por isso deve ter atenção quando estiver a usá-la.

O significado de Integração está na categoria Significados