Significado de Integridade

O que é Integridade

Integridade é um substantivo feminino. O termo tem origem na palavra em Latim integritate.

O que é Integridade:

O significado de Integridade está relacionado com o próprio conceito de sua palavra de origem: é a caracteristica ou estado do que ou de quem é íntegro, ou seja, algo ou alguém que tem uma conduta ética, íntegra, justa e educada.

A integridade é sinônimo de honestidade, de retidão e de imparcialidade.

Em um sentido figurado, o termo integridade pode ser conceituado como inocência, pureza ou honradez. Isso quer dizer que a palavra pode determinar uma atitude ou ação de uma pessoa que possui total plenitude moral – uma qualidade de uma pessoa que não é corruptível.

Exemplo: “O prefeito de minha cidade é uma figura clássica de integridade, por isso foi reeleito de forma unânime.”

Na Constituição Federal de 1988, há o artigo 5º que aborda os direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, e, em especial, cita que pessoa alguma pode ser submetida a tratamentos desumanos ou torturas degradantes, respeitando a integridade do indivíduo.

Integridade pessoal, moral e física

A integridade pessoal inclui a integridade moral e física, sendo um conceito bem abrangente. Pode ser entendido como a qualidade de ser honesto consigo mesmo e com as outras pessoas, além de procurar viver uma vida alinhada a seus princípios morais. Um indivíduo que queira desenvolver integridade pessoal deve rever suas crenças e valores e se comportar conscientemente com seu código moral pessoal.

A integridade moral aborda a dignidade de uma pessoa ou mesmo sua inteireza moral. Quando uma pessoa é humilhada ou insultada, a sua integridade moral é afetada.

Já a integridade física quer dizer sobre a saúde física ou o bem-estar de uma pessoa ou de um grupo. Um exemplo é a evacuação de indivíduos de determinado local que pode trazer perigo a sua integridade física.

Integridade de dados

Integridade de dados é vista como um aspecto fundamental da segurança da informação. Esta característica tem como função garantir que as informações e dados não tenham alterações sem autorização ou até mesmo impróprias. Se isso acontecer, há comprometimento da integridade de todo o sistema.

Além disso, ela tem como responsabilidade garantir também que um documento não seja alterado após ter sido assinado.

 

O significado de Integridade está na categoria Significados