Significado de Inzoneiro

O que é Inzoneiro

Inzoneiro é classificado como um adjetivo e substantivo masculino.

O significado de Inzoneiro se refere a uma variação da palavra “inzona”, podendo ser entendido como aquele que é afetado, intriguista, enredador, sonso ou mexeriqueiro.

Inzoneiro classifica uma pessoa manhosa e é um termo popular da Língua Portuguesa.

O termo inzoneiro também pode ser usado como um adjetivo para designar aquele que faz intriga, que é mentiroso.

Assim sendo, quando uma pessoa é chamada de “inzoneira”, quer dizer que ela age de maneira dissimulada, manhosa e mentirosa.

A grafia do termo também aparece como “enzoneiro” e está correta – da mesma maneira pode-se encontrar a forma de “enzona”, ao invés de inzona”. O significado de ambas é o mesmo, de toda forma.

Inzona, além de significar “intriga” e “embuste”, é um brinquedo utilizado para enganar crianças.

Vale ressaltar que inzoneiro não está relacionado com os termos “onzeneiro” ou “onzenário”, mesmo que muitas pessoas façam essa confusão. Onzeneiro ou onzenário são palavras que variam do adjetivo “onzena”, referenciando tudo que envolve a usura, termo usualmente utilizado para fazer referência às pessoas que tinham como profissão a atividade de emprestar dinheiro a pessoas e cobrar juros sobre valor de 11%.

Esse tipo de profissional era semelhante a um agiota e, como tal, não era bem visto pela sociedade.

Por conta da relação errônea entre as palavras inzoneiro e onzeneiro, o inzoneiro também ganhou um sentido depreciativo com o passar do tempo.

Mulato Inzoneiro

O termo inzoneiro aparece em uma famosa música brasileira do gênero de MPB (Música Popular Brasileira): “Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso, composta em 1939. Sua gravação foi feita pela primeira vez por Francisco Alves.

A palavra aparece no seguinte trecho:

Brasil, meu Brasil Brasileiro

Meu mulato inzoneiro..."

Nesta canção, a palavra “inzoneiro” tem como função fazer referência à miscigenação do país.

O significado de Inzoneiro está na categoria Significados