Significado de Ipanema

O que é Ipanema

Ipanema é nome de um famoso bairro localizado na zona sul do Rio de Janeiro. O bairro de Ipanema tem uma das praias mais conhecidas do mundo e fica numa região nobre do Rio de Janeiro, fazendo divisa com outros bairros conhecidos como Leblon e Copacabana.

O que é Ipanema

O nome do bairro vem de Conde de Ipanema, título que tinha José Antônio Moreira, que fundou no século XIX a Vila Ipanema, próxima a metalúrgica de seu pai localizada aos pés do morro de Ipanema. Com o crescimento da cidade do Rio e o crescente interesse pelas praias da região a partir do início do século XX, o nome Ipanema acabou se consolidando como o nome do famoso bairro carioca.

Contudo, ironicamente, a palavra Ipanema tem um significado que em tupi contradiz a imagem que se tem do bairro, pois de acordo com linguistas a palavra Ipanema pode ser traduzida como “água imprópria”, “rio imprestável” ou “lago fedorento”.

O calçadão de Ipanema é muito famoso, assim como a praia do Arpoador é muito procurada por surfistas. Uma grande quantidade de restaurantes e bares, casas de show, boates e atrativos culturais e naturais, fazem do bairro uma atração turística que atrai visitantes de todas as partes do mundo.

Garota de Ipanema

A música Garota de Ipanema é também uma das grandes responsáveis pela fama do bairro. Composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a música foi lançada em 1963 e foi um grande sucesso mundial, sendo gravada por diversos artistas em vários idiomas.

O significado de Ipanema está na categoria Significados