Significado de Irmão

O que é Irmão

Irmão é um substantivo masculino. O termo vem do Latim germanus, que significa “verdadeiro”, mais especificamente de frater germanus, que quer dizer “irmão propriamente dito, filho do mesmo pai e mãe”.

O significado de Irmão define o grau de parentesco entre indivíduos que possuem o mesmo pai e mãe.

Há também aqueles que compartilham somente um mesmo progenitor (um mesmo pai ou uma mesma mãe): nesse caso, eles são chamados de meios-irmãos.

A literatura psicológica envolve muitos estudos acerca da complexidade da relação entre irmãos, afinal esses relacionamentos geralmente são os mais longos da vida de um indivíduo. As pesquisas apontam que irmãs possuem mais tendência a manter contato quando adultas do que irmãos. Mas levando-se em conta esse fato, pode-se dizer que muitos laços são desenvolvidos, o que também envolve sentimentos de um irmão em relação ao outro.

Nessa situação, irmãos podem presenciar sentimentos de amor, fraternidade, raiva, ciúme e até hostilidade.

Um grande desejo dos pais é que os filhos mantenham um relacionamento sólido, mesmo quando adultos. Porém, é a forma como se constrói a relação entre os irmãos que definirá como eles lidarão um com o outro futuramente. É claro que a maneira como os pais criaram e educaram os filhos também é de grande valia para manter um relacionamento duradouro entre irmãos, mas prevalece-se a personalidade de cada um, bem como as experiências de vida que podem afetar o modo como um se relacionará com o outro.

No sentido figurado, irmão é uma pessoa que se tem uma proximidade afetiva muito grande, isto é, um amigo muito próximo, que muitas vezes é tido como irmão ou membro da família. Dentro desse contexto, o termo irmão pode até ser alterado para mano.

Na área religiosa, irmão é usado para designar um partidário e/ou adepto das mesmas filosofias, opiniões, crentes ou correntes religiosas do outro.

A palavra irmã é o feminino de irmão.

Em inglês, irmão pode ser traduzido como brother.

Expressões com a palavra “irmão”

É possível citar algumas expressões com o termo “irmão”:

  • Irmãos gêmeos: São os irmãos que nasceram do mesmo parto,
  • Irmãos uterinos: São os irmãos que possuem a mesma mãe, mas são de pais diferentes,
  • Irmãos consanguíneos: São os irmãos que compartilham somente o mesmo pai,
  • Irmãos germanos: São os irmãos com o mesmo pai e com a mesma mãe,
  • Irmãos colaços: São irmãos de leite, isto é, que foram amamentados pela mesma mulher, mas são de mães distintas,
  • Irmãos siameses: São os irmãos que compartilham alguma região do mesmo corpo.

Irmão na Literatura e Televisão

“Irmão do Jorel” é uma série de desenho animado brasileira desenvolvida por Juliano Enrico, com a Cartoon Network Brasil e Copa Studio como coprodutores. O primeiro episódio foi lançado em setembro de 2014, de um total de 39, divididos em 2 temporadas.

“Irmãos à Obra” é um reality show canadense que foi lançado em janeiro de 2011 com a apresentação dos irmãos gêmeos Drew e Jonathan Scott. O programa aborda a missão de ambos em auxiliar casais a encontrar, comprar e transformar imóveis no lar dos sonhos.

Irmão Lázaro, apelido de Antonio Lazaro da Silva, é um multi-instrumentista brasileiro, que também atua como cantor, compositor gospel e político.

“Irmãos Grimm” é a forma de referenciar aos irmãos alemães Jacob e Wilhelm. Os irmãos Grimm são altamente conhecidos por suas coletâneas de contos infantis.

O significado de Irmão está na categoria Significados