Significado de Ironia

O que é Ironia

Ironia é uma figura de linguagem utilizada para expressar ideia contrária daquilo que se gostaria de dizer ou daquilo que se pensa. É uma crítica velada.

Ironia é uma palavra de origem grega “eironeia”, que quer dizer disfarçar, mascarar.

Pode significar também chacota, zombaria, deboche, escárnio e sarcasmo.

Para que a ironia seja utilizada de forma mais gentil, ela deve ser bem elaborada, com jogos de palavras que não deixem transparecer a real intenção do interlocutor.

Quando fazemos o uso desse tipo de figura de linguagem, a intenção é despertar e estimular o raciocínio da pessoa, de forma que ela consiga considerar os vários sentidos que aquela palavra ou expressão possa ter.

Irônico é aquele que procede de forma irônica, ou seja, que utiliza de jogos de palavras ou expressões para debochar de alguma situação ou de alguém.

Aristóteles e o conceito de Ironia Socrática

Aristóteles inseriu o conceito de Ironia Socrática, que faz referência ao método socrático, ou seja, não utiliza o sentido real das palavras. A intenção é demonstrar diálogos platônicos e fingir ignorância, desta forma, fazendo perguntas e aparentemente aceitando as respostas de seus rivais, até que ele consiga perceber os erros de seu próprio raciocínio.

Tipos de ironia

  • Ironia oral: consiste em dizer uma coisa e expressar outra.
  • Ironia dramática ou satírica: quando o autor deixa o público ciente de uma determinada situação e o personagem não consegue capitar a intenção do autor.
  • Ironia cósmica ou infinita é a diferença entre o desejo humano e a realidade do mundo moderno.

A frase “Ironia do destino” é utilizada para expressar algum fato imprevisível, é algo que acontece na vida das pessoas e que não pode ser controlado.

Exemplos de frases irônicas

“Joana é tão delicada que mais parece um coice de mula.”

“Sou tão bondosa, mas tão bondosa, que nem o inferno vai me querer.”

O significado de Ironia está na categoria Significados