Significado de Islamismo

O que é Islamismo

Islamismo é o nome dado a uma religião árabe. O significado de Islamismo pode ser encontrado na forma árabe Islām que, por sua vez, surge a partir da palavra aslama e tem o significado de submissão (a Deus).

O que é Islamismo

O Islamismo também pode ser chamado de Islã e é uma religião monoteísta que foi criada pelo profeta Maomé no princípio do século VII.

Como dito anteriormente, Islã é uma palavra que, em sua origem árabe, quer dizer submissão a Deus. Essa afirmação está ligeiramente errada, pois para seguidores do Islã, Deus não se chama Deus. O ser criado, para o Islamismo, é chamado Alá. É ele quem cria, quem dá vida, quem provê e também que tira a vida. Esta é uma importante diferença entre religiões monoteístas e politeístas. Enquanto nas monoteístas há um só ser para todas essas ações, as politeístas costumam ter um ser divino para cada coisa: um deus da vida, um deus da morte, um deus do amor etc.

Todos os praticantes do Islamismo, ou seja, todos aqueles que seguem essa religião, são chamados de muçulmanos.

A religião Islâmica está sustentada sobre cinco pilares, que nada mais são do que exercícios para tornar o fiel mais submisso a Deus e a suas vontades.

O pilar da Profissão de Fé proclama que “só há um Deus e Maomé é seu profeta”. Esse é um dos fundamentos mais básicos do Islã.

O segundo pilar é o das preces rituais. Os muçulmanos devem orar cindo vezes ao dia: ao amanhecer, meio-dia, à tarde, ao por do sol e ao deitar. As orações podem ser coletivas ou individuais, sobre um tapete e virados em direção à Meca. As orações coletivas costumam acontecer em Mesquitas.

O terceiro pilar é o das doações, que regulamenta que, uma vez ao ano, a zakat deve ser oferecida. A zakat é uma contribuição dada pelos fiéis.

O quarto pilar diz respeito ao jejum. Os muçulmanos que gozarem de boa saúde física devem jejuar durante o dia no mês do Ramadan.

O quinto e o último pilar é o da peregrinação. Este diz que, ao menos uma vez na vida, todo muçulmano deve peregrinar até a Meca, onde circulará sete vezes o santuário sagrado.

Alguns consideram que o Jihad seja um sexto pilar da fé. Jihad quer dizer luta e pode ser interpretado como o dever de realizar guerras santas para disseminar a fé ou para defender território. Em uma interpretação mais pacifista, o Jihad pode ser considerado como a luta travada em busca do desenvolvimento espiritual.

Assim como religiões como o cristianismo e o judaísmo, o Islamismo também possui uma cidade sagrada. Ela é chamada Meca e fica na Arábia Saudita. A fundação da cidade costuma ser atribuída aos descendentes de Ismael, que foi o primeiro filho de Abraão. A cidade é sagrada para o Islã, pois foi lá que nasceu o Profeta Maomé e, apesar de ter falecido em Medina, é lá que ele estaria enterrado.

Maomé

Maomé, o Profeta do Islã, nasceu em Meca, por volta de 570 d.C. De acordo com o Alcorão, o Livro Sagrado muçulmano, que conta a vida e os ensinamentos de Maomé, aos 40 anos de idade o profeta teria recebido o chamado do anjo Gabriel. O chamado, enviado por Alá, pedia que ele levasse o povo a encontrar “o verdadeiro Deus”. Seriam recompensados com o paraíso aqueles que obedecessem ao Alcorão.

Em julho de 622, fugindo de seus opositores, Maomé praticou o que ficou conhecido como Hégira, que é a migração para Medina. A Hégira passou a marcar o início do calendário islâmico.

Ao chegar em Medina, Maomé tornou-se o chefe da nova comunidade religiosa que surgia. Em 629 ele voltou a Meca e lá foi reconhecido como líder religioso.

Sua morte aconteceu em 632.

Alcorão

Alcorão é o livro sagrado do Islamismo. Na verdade, seu nome é apenas Corão. Al é a forma árabe de artigo definido, por isso, Alcorão, na verdade, quer dizer: O Corão. Contudo, em português ficou convencionado que o nome seria Alcorão.

O Alcorão reúne as revelações que Alá proporcionou ao Profeta Maomé. O livro foi escrito entre 610 e 632, em árabe e é considerado a transliteração das palavras de Alá, que foram transmitidas a Maomé pelo anjo Gabriel.

Islamismo, Cristianismo e Judaísmo

O Islamismo, o Judaísmo e o Cristianismo são religiões que apresentam muito em comum, pois as três possuem suas raízes no profeta Abraão, um dos descendentes de Noé.

Enquanto o profeta Maomé é considerado como descendente de Ismael, o primeiro filho de Abraão, Moisés e Jesus seriam descendentes de Isaac, o filho mais novo de Abraão.