Significado de Jabiraca

O que é Jabiraca

Jabiraca é um adjetivo usado de forma popular para designar uma mulher feia. A gíria jabiraca é mais comum no sul do Brasil, e significa o mesmo que outras expressões populares como tribufu, bruaca ou baranga. Jabiraca às vezes também é usado como sinônimo de coruja ou de bruxa. O termo é usado para desqualificar uma mulher de forma insultante.

Além de designar uma mulher considerada feia, o termo jabiraca também é empregado para fazer referência a uma mulher sem modos, grosseira, mal educada, para o tipo de mulher escandalosa, que tem um comportamento espalhafatoso e contrário a norma social. Mas jabiraca também pode ser usada como sinônimo de megera, uma mulher raivosa, mal humorada, antipática, rancorosa ou maldosa.

O termo jabiraca pode ser uado de forma jocosa algumas vezes e até irônica e simpática, entretanto a utilização do termo em geral não é num sentido amistoso, sendo mais comum o seu sentido pejorativo.

Podemos encontrar ainda o termo jabiraca para designar alguma coisa velha. Uma roupa velha pode ser um jabiraca. É comum, neste sentido, aparecer o termo jabiraca como referência a algum objeto, utensílio ou bem já antigo, que já não tem um perfeito estado de conservação. Aquele carro velho que vemos cruzando a estrada as vezes ou um televisor que funciona a base de socos, são exemplos do que podemos chamar de jabiraca.

Podemos ainda apontar algumas frases com a palavra jabiraca:

“Ele não pode beber mais do que duas cervejas. Se toma mais que isso já não consegue mais diferenciar o que é uma bela mulher e o que é uma jabiraca.”.

“O transito está lento graças a uma jabiraca que está subindo a serra a 20 km por hora.”

“Querida antes de me chamar de jabiraca, por que você não se olha no espelho.”

O significado de Jabiraca está na categoria Significados