Significado de Jargão

O que é Jargão

Jargão é um substantivo masculino. A origem do termo não é totalmente definida, porém acredita-se que veio do Italiano gergo, que provavelmente se derivou do Grego hyerós, que significa “sagrado”.

O que é Jargão:

O significado de Jargão é uma linguagem pouco compreensível, normalmente pertencente a determinado grupo sociocultural ou profissional, de forma que aqueles que não façam parte deste certo grupo poderá não compreender o contexto.

O jargão, atualmente, é usado com a ideia de definir um palavreado próprio de uma atividade, sociedade, grupo, podendo abranger também um determinado esporte, uma profissão ou mesmo uma arte.

De toda forma, o jargão é considerado uma terminologia tanto técnica como classificado como um dialeto comum. Com sentido técnico, entende-se como vocábulos específicos e limitados por um grupo de profissionais de uma mesma área. Com ideia de dialeto comum, portanto, seriam uma linguagem viciada, com a intenção de abreviar e fazer com que o entendimento seja mais rápido.

Os vocábulos de um jargão podem ser siglas ou noções que são mais habituadas por esse grupo. A gíria é também uma variação linguística, tal como o jargão.

Entre estas e várias outras formas de linguagem, é possível afirmar que a situação de comunicação é determinante na escolha de uma forma de linguagem mais conservadora ou em um linguajar mais informal. Assim, a familiaridade (ou distância) dos participantes da comunicação, o grau de formalidade desta e o tipo de texto (uma conversa, uma conferência, um artigo, entre outros exemplos) são os fatores que determinam as diferenças linguísticas no cotidiano.

É possível encontrar o jargão entre professores, advogados, médicos, militares, veterinários, entre outros grupos de profissionais, pois serão as palavras de uso técnico que possuem difícil compreensão de seu significado para aqueles indivíduos que não atuam nestas áreas.

Exemplos de jargão

Nas mais diversas áreas que o jargão pode aparecer, destacam-se o economês (jargão profissional que tem como característica o uso de termos técnicos voltados para o âmbito da Economia), o juridiquês (jargão profissional que se utiliza de termos técnicos do Direito e do jargão político).

Há casos de gerundismo que também podem ser classificados como jargões profissionais, comumente vistos entre profissionais de vendas e de telemarketing.

Por exemplo, na área da Medicina:

“O paciente sofre de ELA, infelizmente a única coisa que podemos fazer é tratar os sintomas.”

A sigla “ELA” indica a doença Esclerose Lateral Amiotrófica. O uso da sigla acelera a comunicação e, para os leigos, esta se torna de alta complexidade.

Na Informática, um exemplo de jargão é:

“Você pode encontrar estas informações na homepage da empresa, sem necessidade de entrar em contato por telefone.”

Homepage” é um jargão utilizado para conceituar a página inicial (ou de entrada) de um website.

O significado de Jargão está na categoria Significados