Significado de Javé

O que é Javé

Javé é um dos nomes de Deus conhecido assim como Jeová ou Yahweh e que estão presentes na Bíblia Sagrada, embora seja considerado o mais sagrado à transliteração YHVH ou YHWH, cuja tradução é o “Deus Eterno” ou somente “Eterno”. Mas é comum, em várias religiões e adeptos mencionarem “Senhor”.

Como uma palavra de origem hebraica, o mais provável significado de Javé é “Aquele que traz tudo que existe à existência”. De acordo com várias passagens bíblicas, Javé é reconhecido como “o Deus único que libertou Israel do domínio egípcio” através de 10 pragas e deu a Moisés, o líder daquele povo, a tábua com os 10 Mandamentos divinos que deveriam ser seguidos por todas as gerações.

Como o “único Deus” começou a ser difundido, a partir dos israelitas, o monoteísmo que consiste no culto e adoração de somente um deus. Ainda que houvesse o conhecimento de outros deuses cultuados por povos diferentes, Javé era, portanto, o maior de todos eles.

Alguns nomes em hebraico que são utilizados para se referir a Javé: Yhwh-Shammah (o Senhor está presente), El Shadai (o Deus Todo-Poderoso), Yhwh-Raah (O Senhor é o meu pastor), Yhwh-Yireh (Deus proverá), Yhwh-Tsidkenu (Deus justiça nossa), Yhwh-Nissi (Senhor, minha bandeira), El Elvon (O mais elevado, Forte dos fortes), El Olam (O Eterno Deus), El Roi (O Deus que vê), Yhwh-Shalom (O Senhor da Paz), Yhwh-El Gmolan (O Deus que recompensa), Yhwh-Maccadeshcem (O Deus que nos santifica), Yhwh-Nakeo (O Deus que destrói completamente o mal), Yhwh Saabbaoth ( O Deus dos exércitos) e outros.

Javé e Jeová

Ambos os nomes, oriundos do hebraico, se referem a Deus como é conhecido na Bíblia Sagrada. Algumas religiões adotam um ou outro nome como, por exemplo, os Testemunhas de Jeová que possuem mais de 8 milhões de adeptos em 240 países.

Javé é mais mencionado por alguns círculos católicos e outros protestantes. Por fim, é muito comum dizer somente “Deus” por grande parte dos cristãos.

O significado de Javé está na categoria Significados