Significado de Jejuar

O que é Jejuar

Jejuar é abster-se de alimentação durante um certo período de tempo, deixando de fazer uma ou mais refeições. Jejuar é a prática do jejum, ficar sem comer, deixar de se alimentar.

Uma pessoa às vezes precisa jejuar por questões de saúde, por exemplo. Alguns exames médicos requerem que o paciente compareça ao consultório médico em jejum, ou seja, sem ter ingerido nem um tipo de alimentação no dia.

Também é necessário jejuar antes de uma cirurgia, o chamado jejum pré-operatório. A prática é necessária para se evitar que na hora da operação o pulmão aspire conteúdo gástrico durante a anestesia.

Pode-se dizer também, num sentido conotativo, que jejuar é se abster de algum coisa durante um tempo, ficar um certo período sem exercer uma função ou praticar alguma atividade. Por exemplo: “Paulinho, o atacante do time, promete na próxima rodada dar um fim ao seu jejum de gols.”

Jejuar no Âmbito da Religião

Na bíblia, não há uma lei que obrigue os cristãos a jejuar, contudo as escrituras apresentam a prática do jejum como uma prática muito importante para aqueles que querem reforçar sua fé em Deus. Na bíblia, jejuar e orar são duas práticas que andam juntas e demostram o propósito do crente em se abster das coisas desses mundo e de focar suas intenções às questões do espírito.

Para o cristão, de uma forma geral, o ato de jejuar simboliza uma demonstração de obediência a Deus e de humildade perante a Ele. Jejuar demonstra que o cristão tem uma fé forte e é capaz de resistir às tentações que afligem o seu corpo.

Numa perspectiva cristã, jejuar também é uma forma de reforçar sua aliança com Deus e atrair sua graça, pode ser uma forma de conquistar vitórias na vida e aumentar usa resistência e fé para enfrentar os momentos de crise. Jejuar é uma forma de se distanciar do corpo, de demonstrar desapego, e entrar em sintonia com o mundo espiritual.

Para a Igreja Católica, jejuar é uma penitência, uma forma de mostrar respeito a Deus e desprendimento do mundo material. Jejuar é um pequeno sacrifício que se faz para se aproximar mais de Deus e de Jesus Cristo.

No judaísmo, jejuar é uma tradição no Yom Kippur ou Dia do Perdão, quando o judeu fica 24 horas sem ingerir nem um tipo de alimentação, ficando inclusive sem beber água. Entre os mulçumanos, jejuar é uma prática importante durante o mês do Ramadã.  

O significado de Jejuar está na categoria Significados