Significado de Jiboia

O que é Jiboia

Jiboia é um substantivo feminino. A palavra é do Tupi yi’mboia, que quer dizer “jiboia”.

O que é Jiboia:

O significado de Jiboia é, também chamada de jiboia-constritora, uma serpente de médio ou grande porte, pertencente à família Boidae. Com nome científico de Boa constrictor, a jiboia geralmente pode alcançar de 2 a 4 metros de comprimento, quando adulta, mas raramente esta serpente alcança o tamanho máximo.

No planeta, são 11 subespécies de jiboias conhecidas.

Seu habitat envolve copas de árvores das florestas da América do Sul e da América Central, também em cerrados e campos destas regiões. Justamente no Brasil, a jiboia está presente na Mata Atlântica, mangues, na caatinga e na Floresta Amazônica, podendo, enfim, ser encontrada em todas as regiões do país.

A jiboia é a segunda maior cobra, perdendo apenas para a sucuri. Essa serpente se caracteriza por ter um dorso amarelado, cinza ou acastanhado. Sua pele pardacenta possui manchas ovais pretas e tons de ocre na cauda – isso faz com que ela possa se camuflar entre as folhas secas e ramos de árvores para se alimentar com facilidade.

Por serem carnívoras, as jiboias se alimentam de pequenos mamíferos, aves, roedores (vítimas preferidas desta cobra) de pequeno ou médio porte, outras serpentes e lagartos grandes. A jiboia tem hábitos noturnos, mas também age durante o dia.

As jiboias não são venenosas, embora elas aparentem ser ameaçadoras. Por este fato (serem desprovidas de veneno), a morte de suas vítimas ocorre por meio da constrição, isto é, ela enrola e pressiona a presa com seu corpo, apertando-a até diminuí-la de tamanho e fazer com que ela fique sem ar – a presa é morta, portanto, por sufocamento. Essa tritura faz com que o corpo da presa fique amolecido, garantindo uma fácil deglutição. A jiboia costuma engolir sua presa pela cabeça.

Sua digestão pode demorar semanas (ou até meses), deixando a jiboia em estado letárgico, principalmente quando a presa é grande.

Além disso, esta serpente possui um comportamento pacífico, vivendo até 30 anos, é extremamente lenta, com um peso de até 40 quilos.

Na botânica, jiboia é uma espécie de planta semi-herbácea, conhecida popularmente como hera do diabo. Não é uma espécie que floresce no Brasil, porém ela é muito cultivada como forração ou como trepadeira.

É importante frisar que, após 2009 – com a criação do Novo Acordo Ortográfico – a palavra jiboia se escreve sem o acento agudo na sílaba “oi”.

O significado de Jiboia está na categoria Significados