Significado de Jogos Competitivos

O que é Jogos Competitivos

Jogos Competitivos têm como principal finalidade estimular a competição entre os participantes.

O ser humano, desde os seus primórdios, já possuía uma habilidade nata para a competitividade. Podemos encontrar vários relatos desde os achados pré-históricos até os gregos e romanos. Porém, hoje, podemos vislumbrar a evolução do espírito competitivo de forma mais saudável e menos agressiva.

Com o passar dos séculos, em uma sociedade mais civilizada, o homem foi percebendo que era possível continuar mantendo as nossas aptidões competitivas, porém de uma maneira mais saudável e criativa. 

Embora o termo competir remeta, inicialmente, a uma ideia de confronto, ele não pode e não deve ser visto apenas por uma única ótica. Os jogos competitivos, por exemplo, possuem várias finalidades positivas para o desenvolvimento do ser humano como um todo.

Eles são de suma importância para estimular várias habilidades não somente físicas, mas também intelectuais, de forma que o raciocínio caminhe junto com o aprimoramento dos reflexos corporais.

Nos dias de hoje, os jogos competitivos são bastante utilizados no meio educacional para ensinar as crianças e adolescentes a trabalharem em equipe, mostrando que o importante não é a competição em si, e sim o espírito de união que pode ser criado em prol de um objetivo comum.

O importante é mostrar a essas crianças e jovens que nos jogos competitivos o respeito, a amizade e a superação dos próprios limites devem ser o foco da competição, desvinculando assim, o termo competição da rivalidade, agressividade ou apenas do simples ganhar ou perder.   

A Educação Física, por exemplo, pode utilizar vários jogos competitivos para o desenvolvimento das várias habilidades dos educandos, como corridas, cabo de guerra, briga de galo, dentre outros.

Jogos cooperativos

Já os jogos cooperativos se contrapõem aos jogos competitivos no que se refere ao modo de atuação, uma vez que nos jogos cooperativos todos se ajudam mutuamente com o objetivo de ser campeões.

O objetivo dos jogos cooperativos é despertar a consciência de ajuda mútua, ou seja, várias dinâmicas de grupo são realizadas visando despertar a percepção de cooperação entre os membros desse grupo. O que vale é sempre priorizar os interesses coletivos e não apenas individuais, como muitas vezes acontece nos jogos competitivos.

O colega deve ser visto como um parceiro e não simplesmente como um adversário, a quem se deve derrotar. É um tipo de atividade onde um deve se colocar no lugar do outro, sendo o sentimento de solidariedade o principal foco a ser desenvolvido.

Entre os jogos cooperativos, podemos citar:

  • Escravos de Jó
  • Estamos no mesmo saco
  • Passando o bambolê
  • Nó humano
  • Zigue-zague
  • Quebra- cabeça
  • Jogo da memória
  • Basquetinho

O principal nos jogos cooperativos é a colaboração que cada membro pode oferecer para o bem do todo. É a busca por uma solução comum que implique no sucesso do grupo.

O significado de Jogos Competitivos está na categoria Significados