Significado de Jornalismo

O que é Jornalismo

Jornalismo é a atividade exercida pelo jornalista, ou seja, a atividade de trazer o que de mais relevante aconteceu ou está acontecendo em determinada região ou sobre determinado assunto para o conhecimento de determinado público. No jornalismo, são apurados os fatos mais significativos ocorridos em certo período do tempo e do espaço e transformados em algo que possa ser compreendido e conhecido por uma parcela da população ou toda ela, divulgados através dos meios de comunicação.

No quesito tempo, o jornalismo sempre tende a se preocupar com o que acontece o mais próximo possível do presente, contudo, não é raro que jornalistas se dediquem a fazer matérias ou livros sobre a história. No quesito espaço, a tendência é a preocupação de apurar os fatos mais próximos possíveis do público a que se destina a notícia, no entanto, o bom jornalismo é aquele que não deixa passar nada de importante, de curioso ou de pertinente que acontece em qualquer notícia.

Os primeiros veículos preocupados em noticiar fatos surgiram durante o Império Romano. Placas eram penduradas em locais públicos a pedido de Júlio Cesar, para que a população se tornasse ciente de fatos militares e criminais. Contudo, os jornais como conhecemos hoje só apareceram com a invenção da imprensa, por Johannes Gutenberg, no século XV, e se tornaram as fontes de informações mais ricas e imparciais a medida que a sociedade foi evoluindo.

Avanços como o telégrafo, o rádio e a televisão contribuíram para que nos século XIX e XX a notícia ganhasse agilidade, e fatos distantes pudessem correr o mundo em pouco tempo. As comunicações em massa também transformaram o jornalismo, criando novos meios e formatos de propagação de notícia, através dos rádios, cinejornais e telejornais.

O avanço tecnológico e econômico da sociedade foi pouco a pouco criando também a demanda por notícias diárias, sistema que foi implantado paulatinamente durante o século XX e que domina completamente o fazer do jornalismo em nossos dias.

Com a era digital e a internet, a circulação da informação tornou-se instantânea, de modo que qualquer um pode criar um site ou blog jornalístico, pode gravar a notícia com o seu celular e publica-la do seu modo nas redes sociais. Esse novo momento histórico provocou uma crise no meio do jornalismo, fazendo com que todos os jornais escritos tivessem agora também uma versão digital. Contudo, para as revistas jornalísticas, a adaptação foi mais complicada, levando a inúmeras publicações tradicionais do ramo a encerrarem as suas atividades.

Jornalismo Esportivo

O jornalismo esportivo é um dos ramos do jornalismo dedicado exclusivamente a cobrir os acontecimentos relativos ao mundo dos esportes. Pode ser exercido em qualquer meio de comunicação e compreende desde o narrador dos jogos que são transmitidos na televisão, passando pelo repórter que entrevista os jogadores antes, no intervalo e no fim das partidas; compreende também as reportagens sobre o mundo esportivo, bem como crônicas, programas de debates e reportagens especiais. É um tipo de jornalismo mais descontraído, algumas vezes irreverente, que tem um tom mais leve e informal.

Jornalismo Investigativo

No jornalismo investigativo, não é um fato recente o foco, mas um tema mais geral, algo que preocupa ou interessa a sociedade. O jornalista investigativo, em geral, não se atém a algo que aconteceu isoladamente, mas busca explicações e elementos que ajudam a entender algo que precisa ser compreendido como um processo, que quase sempre envolve muitas pessoas e para o qual se leva muito tempo no processo de investigação. Esse tipo de jornalismo apresenta matérias especiais, sobre temas como crime organizado, corrupção, prostituição infantil, pobreza, bastidores do show business e etc.

Jornalismo Cultural

O jornalismo cultural é um ramo do jornalismo voltado para um público mais seleto, que se preocupa em trazer aos interessados o que de melhor acontece no mundo do entretenimento e da cultura, com matérias especiais, reportagens e notícias sobre música, cinema, teatro, dança, arquitetura e temas afins.

O significado de Jornalismo está na categoria Significados