Significado de Jubileu

O que é Jubileu

Jubileu, nos dias de hoje, significa indulgência plenária (perdão, remissão plenas das penas temporais). Trata-se de uma solenidade muito especial realizada pela religião Católica em que o Papa é o responsável por conceder tal indulgência aos fieis.

O que é jubileu:

A origem do termo jubileu vem do hebraico yovel, cuja palavra se refere a carneiro. Era costume na época utilizar o chifre deste animal para anunciar o ano festivo e, como verbo, significa o mesmo que “trazer de volta”.

Já com relação a festa de jubileu, esta tem sua origem no Judaísmo e foi, através da Bíblia Sagrada no Livro de Isaías capítulo 61 versículos 1 e 2, que encontrou-se no Cristianismo.

Tal passagem bíblica relata o anúncio do dia da vingança de Deus, do ano de cumprimento do Senhor e o consolo às pessoas tristes.

Já o livro de Levítico relata que os judeus são ordenados a fazer a contagem de sete semanas de anos, isto é, sete vezes sete; 49 anos. Sendo assim, o quinquagéssimo ano significava que todos deveriam voltar em posse de suas riquezas como parte de sua família.

Ainda, de acordo com o livro de Levítico, o ano do júbilo é aberto ao toque da trombeta denominada de “jobel”, desta que vem o nome jubileu.

Como observado, o jubileu cristão está enraizado no jubileu hebraico. No catolicismo o Ano Jubilar ou o Ano Santo é um período em que graças espirituais (indulgências) importantes são concedidas aos fieis que cumprem certas condições, imitando o jubileu dos filhos de Israel conforme citado no Antigo Testamento.

Jubileu no catolicismo

Na Igreja Católica o jubileu é uma celebração que ocorre normalmente a cada 25 anos e no qual é concedida a indulgência plenária. Tal jubileu, no catolicismo, pode ser ordinário ou extraordinário.

O Ano do Jubileu ou o Ano Santo ordinário, acontece em intervalos predefinidos enquanto o Jubileu extraordinário é conclamado somente quando ocorre um fato muito importante.

Nos jubileus extraordinários, o Papa concede a remissão das penas temporais devida pelos pecados considerados mortais que já foram perdoados durante a confissão do fiel.

Sabe-se que o primeiro jubileu realizado pela religião católico ocorreu em 22 de fevereiro de 1300 e foi instituído pelo Papa Bonifácio VIII. Já o último jubileu ocorreu em 8 de dezembro de 2015 no Vaticano pelo Papa Francisco.

Este último jubileu foi de caráter extraordinário onde foi enfatizado a Misericórdia e a convocação se deu por meio da Bula Misericordiae Vultus.

Jubileu de prata e jubileu de ouro

Jubileu é uma comemoração solene, é um grande espaço de tempo. Assim, os jubileus que são mais celebrados são o jubileu de prata (referente aos 25 anos) e o jubileu de ouro (referente aos 50 anos).

Em outras palavras o jubileu de prata é a comemoração dos 25 anos de uma consagração religiosa, ordenação sacerdotal, etc. Já o jubileu de ouro é a celebração formal dos 50 anos de determinado ato histórico como um acontecimento religioso de repercussão universal, coroação de uma rainha, etc.

Outras informações da palavra jubileu

Jubileu é uma palavra que possui 07 letras entre consoantes e vogais. É um substantivo masculino composto por 3 consoantes (j, b, l) e 3 vogais (u, i, e).

O significado de Jubileu está na categoria Significados