Significado de Just in time

O que é Just in time

Just in Time é o nome dado para um sistema de administração no setor de produção, responsável por decidir e comandar o fato de que nenhum objeto ou produto será confeccionado, produzido, adquirido ou movido antes do momento correto.

O termo vem do inglês e significa algo como "na hora certa" em tradução livre.

O sistema JIT (Just in Time) é um sistema que pode se encaixar em qualquer tipo de organização ou empreendimento, com a importante função de ajudar no controle de inventários e estoques, além dos custos comuns desses procedimentos.

Muitas empresas de grande porte, especialmente no mercado de produções automotivas, utilizam o sistema Just in Time para comandar suas linhas de produção e montagem.

O truque do sistema JIT (Just in Time) é que a matéria prima necessária para alguma produção ou a realização de alguma ação na linha de produção só chega ao local requisitado no exato momento de ser utilizado. Dessa forma, os carros (ou quaisquer outros produtos) só são produzidos no momento exato para que possam ser vendidos ou montados. Dessa forma, não há estoque parado e também não há desperdício de material ou gastos com estoques e inventários.

A ideia central desse sistema é que, em primeiro lugar, o produto é vendido e só depois ele começa a ser produzido ou confeccionado.

Por isso, é comum que o sistema Just in Time só seja utilizado em montadoras de veículos ou em setores que permitem que os produtos sejam feitos sob encomenda e por demanda.

O sistema JIT (Just in time) exige uma série de adaptações do padrão normal de outras indústrias. Uma dessas mudanças é o fato de que os fornecedores precisam se acostumar a fazer entregas em lotes pequenos de produtos e com uma frequência alta, já que o estoque nas fábricas com Just in Time é minúsculo ou até mesmo nulo. E um dos fatores que mais ajuda a atingir os maiores benefícios do Just in Time está na redução da quantidade de fornecedores que a empresa possui.

Just in Time – Debugging

Just in Time Debugger é um software desenvolvido pela empresa americana Microsoft, utilizado para iniciar o programa Visual Studio automaticamente, quando outro programa trava e é necessário que o programador possa trabalhar para depurar (ou seja, analisar e consertar defeitos) em softwares que atuaram e começaram a trabalhar justamente fora do ambiente do Visual Studio. Ou seja, sempre que um programa falha, o Just in Time Debugger abre o Visual Studios para que o programador possa trabalhar de forma a encontrar o problema nesse software - por isso o nome: Depurador Na Hora.

O Just in Time Debugger não possui muitas funções para as pessoas "comuns", sem conhecimentos de programação, mas não pode ser desinstalado do computador.

Just in Time - Nina Simone

O termo Just in Time também pode se referir a uma famosa música imortalizada pela inesquecível voz da inconfundível Nina Simone, que gravou essa canção em 1961, ao vivo.

A melodia dessa música popular foi criada por Jule Styne, enquanto a letra foi composta pela dupla Betty Comden e Adolph Green.

A canção, além da sua versão ao vivo, foi também lançada posteriormente no álbum Nina at the Village Gate, pela Colpix.

Just in Time, Mrp II e Opt - Um Enfoque

A pesquisa pelo termo Just in Time ainda pode resultar no livro Justin Time, Mrp II e Opt - Um Enfoque Estratégico que fala sobre os obstáculos mais complicados que muitos profissionais nacionais e acadêmicos precisam lidar para poderem se manter atualizados em relação às técnicas mais modernas de administração de produção em um nível global, sem o auxílio de literatura em português na área.

A proposta do livro é justamente reverter essa situação, apresentando conteúdo técnico de pesquisa e informação, tanto em sistemas operacionais como estratégicos, com foco nos três sistemas mais importantes do mercado: Just in Time, MRP II e OPT.

O significado de Just in time está na categoria Significados