Significado de Kamikaze

O que é Kamikaze

Kamikaze é uma palavra de origem japonesa, onde “Kame” significa divindade e “kaze” vento. Logo, kamikaze significa “vento de Deus”ou “vento divino”.

Kamikaze tem origem histórica, pois é o nome dado ao tufão que em 1281 simplesmente aniquilou o exército dos inimigos mongóis que era liderado pelo grande imperadorKublai-Khan.

Segundo a História, quando o exército mongol desembarcou no Japão, houve uma grande luta, onde os Japoneses estavam praticamente derrotados, tendo se rendido ao exército do grande Khan após 53 dias de intensa batalha.

Porém, logo depois da rendição aconteceu um fato que ficou marcado para sempre na História japonesa: Um enorme tufão apareceu praticamente do nada e aniquilou quase toda a frota dos mongóis. Dessa forma ele tiveram que bater em retirada.

Assim, o tufão que salvou o Japão de ser colonizado por outros povos, recebeu o nome de Kamikaze.

 A palavra kamikaze passou a ser mais conhecida a partir da Segunda Guerra Mundial, pois era utilizada para designar os pilotos japoneses que pilotavam os aviões em missões suicidas nas Filipinas, onde os mesmos lançavam-se contra o alvo inimigo carregados de bombas.

Esses pilotos eram liderados pelo Vice-Almirante Onishi. Tais pilotos eram e os próprios ataques recebiam o nome Kamikaze. Nesses ataques, que ocorreram entre 1944 e 1945, morreram milhares de soldados em nome do país e em honra ao imperador.

Ao contrário do que se acredita, nem todos esses pilotos agiam voluntariamente. O que havia na realidade era uma grande lavagem cerebral, um discurso ideológico onde esses pilotos eram convencidos de que era uma desonra ou humilhação não darem suas vidas a favor da luta de seu país.  

Porém, um fato que muitas pessoas não sabem, é que esse termo foi cunhado pelos americanos e não pelos japoneses. No próprio Japão a expressão utilizada no lugar de kamikaze era Taiatari TokubetsuKogekitai, ou simplesmente Tokutai, que em Português significa corpo especial de ataques por choque corporal. 

Ainda hoje a palavra Kamikaze é utilizada para descrever qualquer tipo de ação terrorista, como os ataques com homens bomba ou outros ataques em nível suicida.

O significado de Kamikaze está na categoria Significados