Significado de Kanban

O que é Kanban

Kanban é um termo de origem japonesa e sua tradução para o português seria algo como "sinal" ou "cartão".

O Kanban é também um sistema de administração da linha de produção de uma empresa que se utiliza de cartões (os post-its e afins) para controlar o funcionamento dos fluxos de produção em empresas que trabalham com o conceito de fabricação em série.

A utilização de cartões serve para controlar as tarefas que estão sendo executadas na empresa. Por exemplo, um "para executar" serve para marcar funções que precisam ser executadas na hora, enquanto o cartão "em andamento" marca funções que já estão sendo executadas. Os cartões podem ser customizáveis, então podem surgir cartões como "Matéria prima requisitada" ou "Em pausa" entre outras ideias.

Uma das vantagens do Kanban é o controle mais do que detalhado da produção da empresa, já que ele fornece informações sobrequando, quanto e o que produzir.

Como a origem do seu termo já indica, o conceito do método kanban foi criado e aplicado inicialmente por empresas do Japão, especialmente aquelas que já possuíam familiaridade com o sistema JIT (Just in Time) e o Kaizen.

A mais famosa dessas empresas é a Toyota, que revolucionou a maneira com que a sua linha de produção trabalha, usando os três sistemas e aproveitando-se do kanban para manter o sistema de produção em série dos seus carros o mais otimizado possível.

Os Kanbans denominados de Físicos, que podem ser tanto cartões ou caixas, são os Kanbans de Produção e Kanbans de Movimentação. Eles podem transitar nas áreas de produção e armazenagem tornando possível a substituição de formulários ou outras maneiras de solicitação de material. Dessa forma, o sistema de produção passa a trabalhar com o sistema Just in Time.

Atualmente, a popularização de smartphones, tablets, computadores portáteis e terminais digitais permitiu o advendo do e-Kanban, um Kanban eletrônico que é usado para substituir o método dos cartões físicos, embora o seu procedimento seja exatamente o mesmo, só que digitalmente.

Hoje em dia, além de o kanban ser utilizado em linhas de montagens de empresas de fabricação em série, é muito utilizado também em empresas de desenvolvimento de software e outras tarefas compartilhadas.

O kanbantambém pode ser utilizado juntamente com o Scrum, pois ambas podem ajudar no desenvolvimento de softwares.

Just in Time

O sistema JIT (Just in Time) é um modelo de administração de linha de produções criado no Japão, cujo principal objetivo é eliminar os estoques de uma empresa para poder agilizar a sua produção. Dessa forma, as matérias primas só são utilizadas “no exato momento” em que são necessárias.

A ideia é armazenar o mínimo possível de matéria no estoque da empresa, mantendo apenas o estritamente necessário para manter o processo de produção no momento. A quantidade de fornecedores da empresa também diminui para que o modelo possa funcionar melhor e mais eficiente.

Enfim, a metodologia Kanban é muito importante dentro das grandes fábricas, pois é uma forma de determinar a produção a partir do número de procura, ou seja, funciona de forma a deixar a produção muito mais controlável, evitando-se assim, qualquer tipo de desperdício. 

O significado de Kanban está na categoria Significados