Significado de Kbps

O que é Kbps

Kbps é o mesmo que Kbit/s ou Kb/s e trata-se de uma sigla da palavra quilobit (ou kilobit) por segundo.

O que são Kbps:

O termo bit é uma contração da expressão inglesa binary digit que significa “dígito binário”. O bits é uma unidade de medida de transferência de dados, isto é, serve para mensurar o volume de dados transmitidos entre computadores ou outros equipamentos. Essa medição serve para indicar qual a quantidade de bits que está sendo transmitida por segundo.

Bit x Byte

O bit se refere à menor parte de algo que será processado ou transmitido, ou seja, é a menor unidade de informação possível. Já o byte é um conjunto de 8 bits. Assim, pode-se afirmar que 1 byte é o mesmo que 8 bits e 1 kilobyte é igual a 1024 bytes. Matematicamente 1B é igual a 8b e 1KB é igual a 1024b.

  • Nas abreviações TB (tetrabyte), GB (gigabyte), MB (megabyte) e KB (quilobyte) a letra inicial sempre é gravada maiúscula para diferenciar de bit.

O bit é um tipo de medição pertencente ao Sistema de Unidades, onde:

  • Kilo corresponde a 1000.
  • Mega corresponde a 1.000.000.
  • E Giga corresponde a 1.000.000.000.

Dessa forma, um kilobit por segundo (1kbps) indica o envio ou recepção de 1000 bits por segundo; um megabit por segundo (1mbps) corresponde a 1.000.000 por segundo e um gigabit por segundo (1gbps) equivale a 1.000.000.000 por segundo.

Bits e bytes

Bytes é o plural de byte e bits é o plural de bit. Tanto os bits quanto os bytes são unidades de medida. Enquanto o bit mede a transferência de dados, o byte é a unidade de medida utilizada para indicar a capacidade de memória de um dispositivo como pen drive, CD, DVD, etc.

É comum encontrar pessoas que fazem confusão com os termos quilobyte e quilobit achando que ambos tem os mesmos significados. Contudo, estas palavras tem conceitos totalmente diferentes, embora as escritas sejam semelhantes.

Alguns que contratam um serviço de internet com velocidade tal de kb/s, quando quando fazem download de certos arquivos, é exibido um número 8 vezes menor. Isso ocorre porque as unidades de medidas são diferentes:

  • Quilobit é a unidade que mede a velocidade de transferência de dados.
  • O quilobyte é a unidade que mede tamanho de arquivos.

Kbps música

É muito importante observar o nível de qualidade de um arquivo antes de copiar músicas para um dispositivo. Para tal, a medida utilizada é a bit rate (taxa de bits). Quanto mais bits por segundo de áudio, melhor será o som reproduzido e também será maior o arquivo. De modo geral, a bit rate é medida em milhares de bits por segundo (kbps).

Com bit rates mais elevados é possível aproveitar ao máximo a qualidade da música digital e ouvir sons digitalizados em aparelhos comuns ou sofisticados, como os home theaters. Um detalhe interessante é que tamanha qualidade exige grande espaço de armazenamento. Por exemplo, uma canção de 4 minutos e 30 segundos no formato MP3 com 192 kbps chega a ocupar 6,3 Mbytes.

O significado de Kbps está na categoria Significados