Significado de Kcal

O que é Kcal

Kcal significa quilocaloria ou kilocaloria. Caloria é a quantidade de calor (energia) que o alimento fornece após ser processado pelo sistema digestivo e metabolizado pelo organismo. Quando se fala em calorias de um alimento, refere-se à quantidade de energia que determinado alimento é capaz de fornecer ao indivíduo.

A energia proveniente dos alimentos é essencial para o correto funcionamento do organismo. Durante o dia, o ser humano necessita suprir suas carências nutricionais e energéticas, carências essas que variam de pessoa para pessoa.

A caloria alimentar é a unidade de energia contida em cada alimento.

Frequentemente, a expressão Kcal é encontrada nas embalagens de alimentos e é comum se falar em Cal, somente para substituir o nome Kcal.

O Cal (com “c” maiúsculo) é também outra maneira de escrever bastante utilizada em rótulos de alimentos e já é um termo aceito coloquialmente, porém, para fazer um trabalho científico, a forma correta da grafia é Kcal.

O que são as calorias/o que é calorias/calorias o que é

A caloria é uma unidade de energia que se refere à capacidade que os alimentos têm de fornecer energia ao organismo. Caloria é a forma abreviada e prática de kilocaloria (Kcal).

As calorias são fundamentais para diversas funções do organismo como pensar, caminhar, respirar e manter o correto funcionamento dos órgãos.

Quando um indivíduo ingere mais calorias do que consome, há um excesso de calorias que vai sendo armazenado na forma de gordura resultando em ganho de peso e obesidade.

Quilocaloria dos alimentos

As calorias vêm dos nutrientes presentes nos alimentos e a quantidade dessas varia de acordo com o nutriente.

Todos os alimentos possuem quantidades diferentes dos três nutrientes que são:

  • Proteínas.
  • Carboidratos.
  • E gorduras.

Os alimentos da classe dos gordurosos são os que contem mais calorias. As calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas vêm dos carboidratos, sendo ótimas fontes de energia.

Na tabela a seguir, encontra-se a kcal dos alimentos:

Alimentos

Quantidade

Kcal (quilocaloria)

Pão francês

1 unidade (50 g)

135

Alface

2 folhas (20 g)

4

Abacaxi

1 fatia (80g)

50

Biscoito recheado

1 pacote (140 g)

700

Arroz branco coz.

2 colheres sopa (80 g)

88

Feijão preto

1 concha média (120 g)

137

Carne de boi

uma porção (100 g)

140

Macarrão

um prato (200 g)

192

 

Todos os demais tipos de alimentos tem suas respectivas quilocalorias.

Kcal para joule

O valor energético é a energia produzida pelo corpo proveniente de proteínas, carboidratos e gorduras totais. No rótulo dos alimentos, esse valor é expresso na forma de kcal (quilocalorias) ou quilojoules (kJ), sendo que 1 caloria equivale a 4,1868 Joules.

Historicamente, o conceito de caloria é a quantidade de calor necessário para elevar em 1 °C a temperatura de 1 g de água. Com o desenvolvimento da eletrônica e da eletricidade buscou-se definir o joule como unidade utilizada para medir energia.

A unidade de joule é bastante usada na física para medir energia.

Para transformar Kcal para joule usa-se uma regra de três simples onde o resultado é 1 kcal = 4,1868 J.

A unidade recebeu esse nome em homenagem James Prescott Joule, um físico britânico que se tornou famoso por suas experiências envolvendo a transformação de trabalho em calor.

O significado de Kcal está na categoria Significados