Significado de KGB

O que é KGB

KGB é uma sigla russa.

O significado de KGB é Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti, que significa “Comitê de Segurança do Estado”, traduzindo-se para a Língua Portuguesa.

KGB foi considerada a principal e mais importante agência de serviços secretos da antiga União Soviética. Criada em 1954 – no período da Guerra Fria –, a KGB tinha como objetivo promover a segurança nacional e internacional do país, bem como fazer a espionagem internacional e investigar os crimes cometidos contra a União Soviética.

Essa organização vigorou até 1991, período também que foi o fim da Guerra Fria e a própria desintegração da União Soviética. Após isso, a KGB foi substituída pelo Serviço Federal de Segurança Russa (FSB) – que ficou com a responsabilidade da segurança interna – e o Serviço de Inteligência Estrangeira (SVR), organização especialista na inteligência externa.

A KGB era considerada sem igual no mundo naquela época, pois era uma polícia secreta e política, situando-se em um patamar completamente distinto de outros serviços secretos existentes, sem contar que também era um ministério.

A organização não dependia das Forças Armadas, contanto com mais de 200 mil soldados de tropas de fronteira, cerca de 50 mil pessoas que eram as tropas de comunicação do governo, além de muitos outros associados.

A KGB era constituída por cinco direções, no geral.

O controle dos ilegais (os agentes secretos que estavam vivendo em outros países, fazendo uso de identidade falsa) – era a primeira e principal direção, também contanto com uma subdireção técnica e científica, que era o serviço de espionagem, e ainda um serviço de ação (que era quem realizava o trabalho sujo).

As segunda e terceira direções tinham como obrigação cuidar das informações e a repressão interna. A quarta direção tinha seu foco voltado para o cuidado com as fronteiras, enquanto que a quinta direção foi direcionada para fiscalizar as escolas.

KGB Archiver

KGB Archiver é o nome de um programa de computador, na categoria de compactadores de arquivos. Software livre e gratuito, o KGB Archiver deixa o usuário compactar seus arquivos, de modo que os deixe em tamanhos muito menores, ou seja, é uma forma de comprimir arquivos – uma necessidade básica quando precisa-se gravar um disco ou mesmo enviar um e-mail.

O significado de KGB está na categoria Significados