Significado de Kizomba

O que é Kizomba

Kizomba é um estilo de dança e musical com suas origens em Angola, África, durante os anos 80. Este estilo musical e de dança africana foi uma junção de outros estilos, como o zouk, ou semba, o MPB (música popular brasileira) e o merengue.

Um dos significados de kizomba pode ser também todas as músicas derivadas do zouk (Portugal), embora a contra gosto de muitos angolanos, que afirmam que a palavra deveria ser usada apenas para a forma de zouk dos angolanos (cantado em português).

Em Cabo-Verde podemos encontrar outros significados, ou sinônimos, como o cabo-zouk, colá-zouk ou cabo-love, este cantado em crioulo.

Vendo a origem da palavra kizomba, ela veio do kinbundo, que é a língua africana que ainda pode ser ouvida em Angola.

O significado de kizomba restringe-se ao gênero musical e dança africana, não havendo muitos significados para a palavra.

Como dança, ela teve origem nas “kizombadas” das décadas de 50 e 60 em Angola, onde se dançavam vários estilos musicais. Com o tempo, a passada foi ficando mais lenta, buscando influências ao semba lento.

Mas foi na década de 80 que a Kizomba evoluiu, com a ajuda de grupos como Afro Sond Star e Os Fachos.

Esse gênero musical é marcado por uma batida forte em ritmo quaternário, o qual é dado por um tambor e melodia por prato de choque.

Podem encontrar-se outras ramificações da kizomba música, como a passada, a quadrinha, a tarraxinha e a ventoinha.

Os significados de kizomba prendem-se, portanto, ao estilo musical presente em Angola, assim como a dança típica, que nos últimos anos tem vindo a espalhar a sua fama por todo o mundo.

De fato, tanto a kizomba como o kuduro (outro gênero musical africano) têm vindo a ganhar popularidade nos países não africanos, e mesmo influenciando vários artistas internacionais, tornando-se moda kizomba na praia.

O significado de Kizomba está na categoria Significados