Significado de Kwh

O que é Kwh

kWh é uma sigla e equivale a quilowatt-hora. Trata-se de uma medida de energia elétrica. Um watt-hora equivale à energia necessária para atender uma potência de um watt por uma hora, um quilowatt-hora equivale a 1000 watt gastos em uma hora.

O kWh é uma medida de grandeza e muitas vezes é confundida por kW. Para entender bem a diferença entre as duas, temos que nos ater ao significado de cada uma das letras. A letra k significa mil, a letra W representa Watt ou a potência e a letra h equivale a hora ou tempo.

Com isso, vemos que kW ou Quilowatt é o mesmo que 1000 Watts e kWh é o mesmo que Quilowatts por hora ou 1000 Watts/hora. É importante notar que a maneira correta de escrever kWh é usando a letra k minúscula, a letra W maiúscula e a letra h também minúscula.

Quanto maior for a potência de um equipamento elétrico, mais energia ele consumirá para o seu funcionamento; e quanto maior for o tempo gasto em seu funcionamento mais energia será consumida.

É muito comum vermos uma confusão entre o significado de energia e potência. Porém, um kWh é uma grandeza que mede a energia e não a potência. Com isso temos que, por exemplo, o kW dará a medida da potência de um gerador, enquanto que o kWh medirá a energia produzida pelo mesmo gerador durante um hora.

Quando aparece kWh/mês, significa a quantidade de energia por hora consumida em um mês. Nas contas de luz o cálculo para a cobrança é feita e apresentada de acordo com o kWh/mês.

Podemos ainda entender melhor a ideia do kWh se termos em mente que 1Wh equivale a 3.600 joules e os demais múltiplos do watt-hora são: Megawatt-hora ou MWh (3,6×109 joules) que é equivalente a 1.000 kWh; o Gigawatt-hora ou GWh (3,6×1012 joules) que tem a equivalência de 1.000 MWh; e o Terawatt-hora ou TWh (3,6×1015 joules) que tem a equivalência de 1.000 GWh.

O significado de Kwh está na categoria Significados