Significado de Kyoto

O que é Kyoto

Kyoto é uma cidade japonesa que se localiza no sul do país e que antigamente já foi a capital do Japão Imperial até o ano de 1868, quando foi substituída pela cidade de Tóquio.

Quioto ou Kyoto

Kyoto é uma palavra que pode ser escrita tanto com “k” como com “Q”. As duas grafias, “Kyoto” e “Quioto”, estão corretas.

Cidade de Kyoto

Juntamente com as cidades de Osaka e Kobe, Kyoto forma o Keihanshin; uma metrópole que se localiza na província de Hyogo, considerada a segunda maior região urbana mais populosa do Japão que concentra aproximadamente 15% dos habitantes japoneses.

Kyoto é conhecida também como a “Velha Capital” e “Cidade dos Samurais”. Além disso, Quioto, no âmbito da educação, se destaca no ensino superior, sendo a Universidade de Kyoto uma das mais importantes do país.

Muitos pesquisadores e alunos dessa instituição de ensino já chegaram a ganhar o Prêmio Nobel. Este é o caso de Hideki Yukawa, um físico que foi o primeiro pesquisador a formular a hipótese dos mésons. Toda a base do estudo de Yukawa se deu através de trabalhos teóricos realizados a cerca das forças nucleares.

Protocolo de Kyoto o que é/o que é protocolo de kyoto

O Protocolo de Quioto é um tratado internacional que foi discutido e negociado em 1997 na cidade de Kyoto (Japão). Esse instrumento tem como objetivo diminuir as emissões de gases poluentes que são os responsáveis pelo aquecimento global e o efeito estufa.

O que foi o protocolo de kyoto

Trinta e nove dos países participantes da conferência de Kyoto, assinaram o compromisso de colaborarem para com a redução de emissão de gases poluentes. A nível mundial, a meta de redução de vários gases do efeito estufa, incluindo o CO2, ficou estabelecida em 2,5% entre 2008 e 2012, que foi a primeira fase do acordo.

Mesmo que os países em desenvolvimento não tiverem que firmar compromisso com metas específicas durante a conferência, ficou acordado que eles deveriam enviar relatórios a ONU para mantê-la informada sobre seus níveis de emissão e quais meios tem utilizado para reduzir as mudanças climáticas.

Após dez anos em que o tratado de Kyoto entrou em vigor, foram divulgados os dados inerentes a esse protocolo. De acordo com eles, o acordo não atingiu os objetivos ora estabelecidos, já que foi constatado que entre os anos de 2005 e 2012 a emissão de gases poluentes teve um aumento de aproximadamente 16%. Mesmo diante disso, existe uma nova possibilidade de alcançar a meta, vez que o prazo foi prorrogado para até o ano de 2020.

Por outro lado, vários especialistas em clima asseguram que o Protocolo de Kyoto gerou alguns benefícios. Eles afirmam que caso não houvesse o acordo, teriam sido maiores as emissões dos gases, o que causaria vários efeitos nocivos ao aquecimento global.

Também, segundo eles, o tratado de Kyoto foi vantajoso, pois incentiou práticas medidas governamentais com o intuito de reduzir os impactos climáticos desfavoráveis e no sentido de alertar os cidadãos para o grande problema das mudanças climáticas, além de motivar o uso de fontes de energia limpa, ou seja, da eólica e solar.

Kyoto ambiental

A Kyoto Ambiental é uma organização especializada na coleta, transporte e destinação final de resíduos que visa estabelecer relações de respeito e qualidade com seus clientes permitindo o desenvolvimento permanente de gerenciamento de resíduos, planos de contingência e gestão compartilhada.

O significado de Kyoto está na categoria Significados