Significado de Lastreado

O que é - Lastreado

Lastreado é a conjugação no particípio do verbo lastrear. Lastrear, é meter lastro, pôr peso. O significado de lastrar é o mesmo que lastrear.

É um termo oriundo da engenharia, e se refere aos materiais utilizados para aumentar o peso e garantir a estabilidade de um objeto. Na marinha, meter lastro em um navio é dar mais peso no fundo do porão do navio para que o mesmo tenha mais firmeza, o que evita que ele tombe caso uma onda bata em suas laterais. Normalmente se usam barras de ferro ou sacos de areia com este propósito.

Em outros campos, lastrear normalmente tem o significado de dar base, fundamento, fazendo referência a algo que é capaz de dar firmeza. Um exemplo disso é a questão monetária até o fim da Segunda Guerra Mundial, onde as moedas dos países eram lastreadas. A rigor, cada nota emitida é garantida por uma mínima parcela do tesouro nacional, o dinheiro lastreado é a garantia de que ele manterá o seu devido valor. O que dá lastro ao dinheiro são os tesouros, reservas e riquezas de um país.

Lastro na economia

O que é lastro na economia: No campo da economia, lastrear é garantir a emissão de um ativo. Nas operações de crédito, para o banco emprestar dinheiro para uma pessoa física, ele pede algum lastro, pede algum bem em garantia do empréstimo para a eventualidade de uma inadimplência. O banco pede as comprovações de que esta pessoa física será capaz de pagar sua dívida, e até mesmo o bem a ser adquirido é dado como garantia, como um carro ou um bem imóvel.

Títulos lastreados

O que são títulos lastreados: Um título lastreado é praticamente qualquer título financeiro no qual um investidor investe seu dinheiro. Um título da dívida pública, por exemplo, está lastreado no poder de pagamento que o governo possui para pagar seus credores. Este é o caso dos conhecidos Títulos do Tesouro Direto, opção de investimento de muitos brasileiros.

A solidez econômica de um país depende de seus lastros. O lastro da economia nacional está em suas riquezas, sua capacidade de produção e de consumo, de suas reservas de água, petróleo, gás, minérios, tecnologia e indústria. Para que a riqueza seja distribuída a uma população, é necessário que os títulos, papéis que representam esta riqueza, estejam lastreados. Caso contrário ocorre o que é chamado de inflação, e em alguns casos hiperinflação.

O significado jurídico de lastrear é o de dar embasamento sólido à alegação. Quando a um relatório jurídico falta lastro, significa que as alegações contidas no documento carecem de fundamentação adequada, ou suficiente para que se sustentem diante do julgamento. Para que um ato jurídico tenha validade, é necessário que tenha lastro.

O significado de Lastreado está na categoria Significados