Significado de Latitude e Longitude

O que é Latitude e Longitude

Latitude e longitude são duas palavras de língua portuguesa que estão no contexto dos estudos geográficos.

A palavra latitude vem do latim latus, que quer dizer largo ou amplo. Assim, o significado de latitude, em português, é largura, extensão, tamanho. A própria palavra latus pode ser utilizada em português. Por exemplo, pós graduação latu sensu é um curso que não é mestrado nem doutorado.

Já longitude vem da palavra latina longus, que quer dizer longo. Assim, o significado de longitude, em português, é comprimento.

O que é Latitude e Longitude

Latitude e longitude são conceitos que determinam as coordenadas geográficas. Basicamente, todo ponto no planeta terra possui uma combinação única de latitude e longitude que o identifica.

Tanto latitude quando longitude são marcados por um ponto zero. A longitude tem o Meridiano de Greenwich como seu ponto zero e o meridiano possui esse nome pois passa por Greenwich, na Inglaterra. O ponto zero para a latitude é a linha do Equador.

As coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos. Além disso, a longitude recebe a letra O, caso seja a Oeste de Greenwich, e a letra L, caso seja a Leste do Meridiano. De maneira semelhante, a latitude recebe a letra N, para pontos acima da linha do Equador, e a letra S, para pontos que fiquem abaixo da linha do equador.

Assim, um ponto de coordenada geográfica tem a seguinte aparência: 22°54’ 24” S 43°10’ 21” O. Essas coordenadas, do Rio de Janeiro, indicam que o local está a 22 graus, 54 minutos e 24 segundos a sul da linha do equador e a 43 graus, 10 minutos e 21 segundos a oeste do Meridiano de Greenwich.

Uma terceira referência geográfica é a altitude. Essa grandeza indica a altura do local em relação ao nível do mar. Assim, há três referências: a latitude, a longitude e a altitude.

Antigamente as navegações eram guiadas pelas posições das estrelas. Porém, tudo foi revolucionado quando os árabes inventaram o astrolábio. O instrumento possuía forma redonda e uma haste móvel. Através dele era possível determinar a altura do Sol e das estrelas e, assim, determinar a latitude e a longitude do local onde se está.

Após o astrolábio surgiu um aparelho chamado sextante, que era mais simples de ser manejado. A evolução da tecnologia fez surgir o GPS, aparelho de posicionamento global que dá localizações geográficas.

O significado de Latitude e Longitude está na categoria Significados