Significado de Lazarento

O que é Lazarento

Lazarento é uma palavra mais conhecida pelo seu significado no sentido figurado, quando é utilizada como adjetivo e serve para definir uma pessoa (ou mesmo algo) insuportável, de comportamento repulsivo.

No entanto, lazarento, em seu significado estrito, é destinado a pessoas que possuem lepra, uma doença crônica e infecciosa causada pelo bacilo de Hansen. Ela causa diversas lesões na pele e sua transmissão se dá justamente pelo contato com essas feridas. Neste caso, lazarento é um substantivo.

Não à toa, lazarento está relacionada ao personagem Lázaro da Bíblia (Evangelho de São Lucas), que tinha o corpo coberto por chagas e foi ressuscitado por Jesus Cristo.

O que é lazarento

Ainda no sentido figurado, que é o mais utilizado, lazarento também é palavrão, pois só se chama alguém desta forma denotando uma pessoa repulsiva quando se deseja ofendê-la. Exemplo disso é a forma como a palavra é empregada no Paraná. O que significa lazarento em Curitiba? Lá esse termo é usado como sinônimo de desgraçado e muito utilizado como xingamento.

Lazarento possui outras expressões que contém semelhanças de significados. Por exemplo, o que significa morfético? Apesar de morfético se referir na mitologia grega a Morfeu, o deus dos sonhos, ele também é usado para se referir à hanseníase ou à lepra. Como gíria, o termo é empregado para xingar alguém de idiota e demais expressões de baixo calão.

Lazarento também possui similaridades com o que significa leproso. Claro, o termo se refere a quem tem lepra, assim como a palavra lazarento. E, no sentido figurado, também pode ser reconhecido para classificar alguém como repugnante, repulsivo, vil.

A expressão lazarento ficou muito conhecida recentemente devido ao personagem Mustafary, de Marco Luque, que usa adereços que remetem a um fã de reggae e da cultura de paz nela incutida. Em um quadro, Mustafary está numa praia e encontra um cão, em que ele começa fazendo amizade, mas depois é “atacado” pelo animal, passando a chamar de lazarento o cachorro, entre outros xingamentos.

A brincadeira entre o lazarento Mustafary e o lazarento serumaninho (como ele chama os bichos) rendeu milhares de visualizações no You Tube e até algumas participaçãões em programas de TV.

O significado de Lazarento está na categoria Significados