Significado de Ledo Engano

O que é Ledo Engano

Ledo engano é uma expressão que refere-se a algum erro cometido por alguém que agia com boa intenção, pode ser uma ilusão provocada pela boa fé.

O que é Ledo Engano

Quando alguém comete um equívoco ou erro sem se dar conta de que o que faz é um engano; ledo engano é um equívoco não intencional. Usar a expressão ledo engano é uma forma delicada de dizer que uma pessoa cometeu um engano.

A palavra “ledo” é uma palavra já em desuso na língua portuguesa, a única ocasião onde ela ainda aparece é na expressão ledo engano. A palavra ledo pode ser entendida como sinônimo de alegre, risonho, contente, feliz, e sendo assim, o ledo engano é um engano alegre, um engano simpático, divertido, sem gravidade.

Utilizamos a expressão para se referir a uma pessoa que comete um erro mas não se dá conta da sua falha, ela não percebe o seu engano. Comete um ledo engano alguém que na maior das boas intenções realiza uma ação visando um bem e sentindo-se contente em realiza-la, contudo sua ação é um equívoco e ela não tem consciência disso.

Podemos dizer que quem comete um ledo engano, comete um engano por não ter malícia, por ser uma pessoa ingênua ou que desconhece o assunto ou atividade sobre o qual se equivocou. A falta de conhecimento sobre um assunto ou situação, uma visão demasiado simplória acerca de um tema ou a falta de espírito crítico podem levar alguém a cometer um ledo engano.

O significado de Ledo Engano está na categoria Significados