Significado de Literatura

O que é Literatura

O conceito de Literatura, embora seja bastante amplo, pode ser descrito como a arte de compor e criar textos, como pode designar a maestria em escrever e ler de maneira correta. A Literatura também deve ser entendida como uma forma de manifestação artística.

Sua origem vem de “Littera”, um vocábulo em latim, que significa “letra”.

Quando a Literatura é definida como manifestação artística, a melhor forma de sintetizá-la seria como Aristóteles, filósofo grego, descreveu: “Arte literária é mimese (imitação); ou seja, é a arte que imita pela palavra”.

A literatura utiliza as palavras como ferramenta para a sua construção, ou seja, ela procura compreender os seus numerosos e diversos significados, sendo que em alguns casos, ela representa somente uma forma de falar da realidade.

Utiliza a linguagem como um mecanismo de diálogo e contato. Assim, ela não pode estar distante do seu papel na sociedade. Um texto literário sempre nos permite detectar vestígios da época em que foi redigido.

Existem diferentes formas de manifestações literárias. Cada uma com um tipo de linguagem predominante. A poesia e a prosa, literatura de ficção e de não ficção, etc. Há textos literários em todas as áreas como na tecnologia, na medicina, na filosofia e em muitas outras.

A Literatura não é uma forma engessada de produção, ela pode utilizar vários estilos e sentidos. E um autor ou artista podem tomar posse de todos esses recursos, manifestando assim, toda criatividade em suas obras.

Há alguns tipos de textos muito conhecidos dentro da nossa Literatura. Vamos destacar duas dessas manifestações literárias:

  • Literatura de Cordel: é uma poesia muito popular, geralmente suas ilustrações são feitas através de xilogravuras, tem origem nordestina muito forte e por ser de fácil acesso são muito populares.
  • Literatura Infantil: é um ramo da literatura que tem por objetivo despertar nas crianças o gosto pela leitura. São histórias ficcionais, romances, ação e muita aventura.

Literatura e Romantismo

No século XIX a Literatura passou por grandes auges, dentre eles podemos citar o Romantismo. Especialmente no Brasil, esse Movimento Literário obteve muitos adeptos.

O Romantismo manifestou-se mais fortemente em nosso país após sua independência política em 1822. Foi justamente após esse fato que os grandes autores da época viram a necessidade de criar uma Literatura tipicamente brasileira, ou seja, houve uma maior valorização de nossas raízes históricas, linguísticas e culturais.

No século XX, ainda restavam alguns vestígios dessas manifestações, porém, com muitas tendências do Realismo e Modernismo. O termo “Literatura Universal” foi criado por Goethe para reflexão sobre a importância da Literatura, assim como sua influência na história da humanidade e na ampliação do pensamento.

O significado de Literatura está na categoria Significados