Significado de Lúpus

O que é Lúpus

Lúpus é uma palavra latina, proveniente de “lupus” (sem acento, no original), significando lobo.

O que é lúpus?

Lúpus é o nome popular de uma doença inflamatória crônica, de origem autoimume, cujos sintomas se limitam à pele, denominando-se lúpus cutâneo, ou podendo aparecer em órgãos internos, considerados como lúpus sistêmico, e manifestando-se lenta e progressivamente, ou evoluindo rapidamente, em virtude das etapas de expiação da doença.

O lúpus tem esse nome em virtude das erupções cutâneas, que surgem geralmente no rosto, e que se assemelham a uma borboleta, lembrando as marcas brancas do focinho dos lobos. Também podem ser considerados eritematoso, quando surgem de coloração vermelha.

Como doença autoimune, o lúpus apresenta um condição em que o sistema imunológico fabrica anticorpos em combate às células do próprio organismo, suscitando na reação autoimune que provoca as inflamações, afetando a pele, os órgãos internos e as articulações.

O lúpus é uma doença que atinge principalmente pessoas do sexo feminino, entre 20 e 45 anos, e ainda tem causas desconhecidas, embora saiba-se que fatores genéticos, ambientais e hormonais estejam relacionados com seu desenvolvimento.

A medicina identificou pelo menos 3 tipos de lúpus:

Lúpus Cutâneo, ou discoide

Nesse tipo de lúpus a inflamação está limitada à pele, podendo a doença ser identificada a partir do surgimento de lesões cutâneas com cor avermelhada no rosto, na nuca e, muitas vezes, também no couro cabeludo.

Lúpus Eritomatoso Sistêmico, ou LES

No LES, a inflamação ocorre dentro do organismo, comprometendo diversos órgãos ou sistemas do corpo, não ficando restrito à pele. Pacientes com lúpus discoide ou eritomatoso, podem evoluir para a forma sistêmica, podendo atacar os rins, o coração, os pulmões e até mesmo o sangue, provocando ainda lesões cutâneas e nas articulações.

Lúpus induzido por drogas

Em alguns casos pode ocorrer o lúpus induzido pelo uso de drogas ou medicamentos, que provocam inflamação temporária durante o uso dos medicamentos, provocando sintomas que são muito semelhantes aos do lúpus sistêmico. Esse tipo de lúpus tende a desaparecer com a suspensão do uso dos medicamentos que o provocam.

As pesquisas mostram que pessoas que tenham pré-disposição ao lúpus podem desenvolver a doença em contato com elementos do meio ambiente que estimulem o sistema imunológico a atuar de forma errônea. Entre os elementos que podem provocar o lúpus, podemos considerar:

  • A luz solar, que pode iniciar ou agravar uma inflamação pré-existente, com tendências ao desenvolvimento do lúpus;
  • Medicamentos como antibióticos ou outros usados para controle de convulsões e de pressão arterial.

O lúpus pode provocar febre, emagrecimento, fraqueza, dores articulares, manchas na pele, hipertensão e problemas renais. O lúpus é uma doença incurável, servindo o tratamento para prevenção de complicações e para tratamento dos sinais e sintomas da doença.

O significado de Lúpus está na categoria Significados