Significado de Luxúria

O que é Luxúria

Luxúria é um substantivo feminino com origem na palavra (com mesma grafia, mas sem o acento) em Latim luxuria.

O que é Luxúria?

O significado de Luxúria está ligado a um desejo sexual incontrolável, isto é, uma busca pela realização de desejos sexuais, de forma excessiva.

Diz-se que uma pessoa com luxúria possui um apetite ilimitado pelos prazeres carnais, não dando importância para as consequências e ocasião, bem como para os riscos, já que não é capaz de controlar a libido, colocando o sexo acima de todas as outras coisas.

O termo luxúria tem como sinônimos: lascívia, libertinagem, libidinagem, concupiscência, sensualidade, sacanagem e promiscuidade.

Um indivíduo com luxúria é chamado de luxurioso ou lascivo.

Para o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais (juntamente com a preguiça, soberba, ira, inveja, gula e avareza). Para essa e outras religiões, a luxúria indica atos e comportamentos sexuais promíscuos e descomedidos.

Em uma visão geral, a luxúria é algo imoral e, dessa forma, é relacionada às tentações.

Antônimos de luxúria seriam o celibato e a castidade.

Para os brasileiros, a palavra luxúria – informalmente falando – pode indicar o cio e o esperma.

Na área da Botânica, o termo luxúria é um sinônimo de vigor ou viço dos vegetais e também da exuberância das árvores.

Para o mundo literário, por exemplo, a palavra luxúria é abordada com frequência. Bons exemplos são a trilogia “Luxúria” de Eve Berlin (pseudônimo de Eden Bradley, autora norte-americana), assim como a trilogia de sucesso “Cinquenta Tons de Cinza” da autora britânica Erika Leonard James, mais conhecida como E. L. James.

Este segundo exemplo trata de uma garota ingênua que acaba conhecendo novas formas de envolvimento sexual (sadomasoquismo) através de um empresário milionário que entrevista para o jornal da faculdade.

O significado de Luxúria está na categoria Significados