Significado de Macumba

O que é Macumba

Macumba é um termo que refere-se ao nome de um instrumento de percussão originário do continente Africano, um instrumento que em seu som, formato e maneira de tocar assemelha-se ao chamado reco-reco.

Macumba também refere-se a madeira extraída da árvore macumbe ou macumbeira, uma árvore de origem africana. Essa árvore é considerada sagrada por várias culturas do continente africano e em seu entorno costuma-se fazer celebrações diversas, agradecimentos aos orixás, comemorações de vitórias, homenagens aos mortos e etc.

A macumbeira foi trazida para o Brasil, e era debaixo dela que os escravos celebravam a sua cultura e os seus costumes. Era tradicionalmente também a partir da madeira da macumbeira, a macumba, que se fazia o instrumento musical de nome macumba, assim como era dela que se fazia o atabaque.

Alguns estudos identificam o reco-reco e o instrumento de nome macumba como sendo os mesmos. De modo que macumbeiro, no período colonial e imperial da História do Brasil era aquele que tocava o reco-reco ou a macumba.

A conexão da palavra macumba com os festejos dos descendentes africanos e com a música desses, com o passar dos anos transformou-se em um termo genérico, e muitas vezes pejorativo, para designar todos os cultos afro-brasileiros que são tradição em todo o país.

A partir de então a palavra ganha ainda um outro sentido. Alguns cultos afro-brasileiros, como o Candomblé, tem como uma de suas práticas deixar oferendas aos orixás em determinados locais públicos, a essas oferendas muitas vezes dá-se a denominação de macumba, num sentido popular e muitas vezes pejorativo.

Religiões Afro-Brasileiras

Vemos que de um modo geral religiões de origem africana e suas práticas tem sido designadas erroneamente como macumba. Para eliminar dessa designação o seu sentido pejorativo, faz-se necessário que se conheça melhor as religiões de origem africana.

Com a escravidão, os negros africanos trouxeram da África sua cultura e religião, que com o tempo foi se misturando com a cultura e a religião vigente no Brasil, dando origem em diversos locais do país a novas formas sincréticas de religiosidade, religiões que juntavam o culto aos orixás e suas práticas com o Catolicismo.

O significado de Macumba está na categoria Significados