Significado de Mais-valia

O que é Mais-valia

Mais-valia é um termo da economia criado por Karl Marx que define o sistema de análise do valor do trabalhador.

O sistema capitalista tem em sua essência uma sociedade que funciona à base do dinheiro, lucros, perdas e investimentos. Esse sistema gera certa diversidade de posses para cada pessoa, sempre havendo um “superior”, que comanda as metas e trabalho a ser realizado por seus “subordinados”, ou em termos mais preciso, sempre há um empregador e um empregado.

Para que essa base de oferta e procura, trabalho e consumo funcionasse, seria necessário estipular o valor do trabalho de cada funcionário e compará-lo ao salário pago para eles.

Ou seja, o significado de mais-valia é a análise do valor da força de trabalho de um trabalhador que não é remunerado por teoricamente exceder o tempo de trabalho necessário para receber seu pagamento. Para esse estudo, a força do trabalhador era chamada de mercadoria por Marx.

É possível notar a crítica de Marx em relação à exploração do capitalismo com esse estudo, já que em muitos casos analisados por ele, o esforço empenhado pelo trabalhador era muito maior do que o número de horas mínimas necessárias para o ganho do salário. A teoria de Marx foi muito utilizada pelos funcionários membros do proletariado para obter um aumento de salário e melhores condições.

Fora dessa ideologia econômica, mais-valia é um termo que pode ter vários significados.

  • Pode ser utilizado para definir uma pessoa vaidosa ou que possa representar alguma vantagem para algo ou alguém. Por exemplo, um atleta extremamente habilidoso pode ser considerado uma mais-valia para sua equipe, algo diferenciado e raro que lhes confere alguma vantagem.

Mais-valia relativa e absoluta

O conceito de mais-valia absoluta pode ser representado pelo seguinte exemplo: Supondo que exista um operário que cumpra a meta que precisa bater para receber seu salário com apenas 3 horas por dia, porém, ele é obrigado por seu chefe a trabalhar 8 horas por dia o mês inteiro, ultrapassado o que precisava trabalhar para justificar seu salário.

Essa ideologia de mais-valia era muito utilizada pelos empregadores em meados da Revolução Industrial, embora as características da mesma possam ser observadas mesmo em nosso tempo. Porém, existia outra “divisão” do mais-valia muito utilizada: mais-valia relativa.

Enquanto a absoluta buscava produzir mercadorias excedentes - usando imposições para abusar de seus funcionários, a mais-valia relativa tenta expandir sua produção em pouco tempo usando a tecnologia.

Ou seja, usando máquinas novas e avançadas para implementar a industrialização, assim, a produção automatizada pode aumentar drasticamente os lucros da empresa, cobrindo o necessário para pagar o salário de um funcionário em menos dias.

A absoluta foca em aumentar as horas de trabalho empenhadas enquanto a relativa realiza a redução do valor de força de trabalho do operário.

Ambos os métodos são efetivos para gerar lucro aos empregadores. Isso demonstra a importância que a classificação de Marx teve, pois, devido à alienação dos operários sobre o assunto, muitos aceitavam a imposição de seus patrões sem lutarem por seus direitos básicos, ou pelo menos, pararem para pensar.

O significado de Mais-valia está na categoria Significados