Significado de Mão de Obra

O que é Mão de Obra

Mão de obra é uma expressão frequentemente utilizada para determinar uma espécie de trabalho.

O que é Mão de Obra

Mão de obra diz respeito ao trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas que também é utilizado em qualquer outro ambiente de trabalho, para designar o trabalhador;

Se antes mão de obra escrevia-se com hífen (mão-de-obra), após o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 2009, isso mudou. Em vigor desde janeiro de 2009, a forma correta de escrever é mão de obra, sem a utilização do hífen. Esses acordos visam aproximar o português escrito ao redor do mundo.

A mão de obra pode se dividir em diversas categorias.

Mão de obra direta é o nome utilizado quando o trabalhador é utilizado diretamente na produção de algum bem ou de algum serviço.

Chama-se mão de obra indireta o que acontece quando o trabalho não afeta diretamente a produção, mas é necessário para a mesma, como no caso de serviços de supervisão, de manutenção de equipamentos, de vigilância, de limpeza, de controle de qualidade etc.

O termo mão de obra qualificada é utilizado quando o trabalhador possui uma formação na área, ou seja, estudou para ocupar aquele cargo. Dependendo do cargo, esse estudo pode vir através de cursos técnicos, de cursos de graduação, de especialização, de mestrado, doutorado, MBA... Depende do que a área pede do profissional.

A expressão mão de obra costuma também ser utilizada de modo coloquial, no dia a dia, para falar a respeito de alguma espécie de tarefa que exija muito empenho ou muito esforço. Ou seja, algo que exige muita mão de obra, é algo trabalhoso, difícil de ser realizado ou mesmo algo bastante complexo.

No dia a dia, costuma-se falar sobre mão de obra apenas em trabalhos mais braçais, como na área de construções. Porém, mão de obra é qualquer trabalhador exercendo uma função. O professor é mão de obra, o cientista é mão de obra, o escritor é mão de obra.

Durante o Brasil Colônia, a mão de obra mais utilizada era a escrava, também chamada de mão de obra negra. Antes, era utilizada a mão de obra indígena, também escrava.

No mundo moderno, fala-se bastante em mão de obra terceirizada, que nada mais é que a contratação de serviços prestados por outras empresas, por exemplo, uma empresa de limpeza contratada para limpar uma de construção.

O significado de Mão de Obra está na categoria Significados