Significado de Mata borrão

O que é Mata borrão

Mata-borrão é como é conhecido o papel usado para absorver excessos de substância líquida, muito utilizado por exemplo para retirar o excesso de tinta que fica sobre o papel quando sobre ele é escrito ou desenhado alguma coisa com a técnica do nanquim e o bico de pena. No âmbito da cosmética, o mata-borrão também aparece como um auxiliar na limpeza da pele, ajudando a sugar os excessos de óleo que ficam depois de algum tipo de tratamento.

O papel mata-borrão pode ser fabricado artesanalmente a partir de vários materiais de acordo com a sua aplicação, a espessura e suavidade desejadas, contudo, costuma-se ser produzido comercialmente com fibras de algodão.

Hoje em dia, no âmbito da escrita, o mata-borrão é pouco usado, mas foi bastante comum numa época em que as canetas eram de bico de pena e constantemente precisava-se retirar o excesso de tinta do papel para continuar nele escrevendo. Requisitava-se também o mata-borrão na época para limpar a tinta que derramava-se acidentalmente sobre o papel.

O mata-borrão é comumente encontrado em folhas ou disposto em uma peça que lembra um carimbo oscilante que facilita a sua aplicação, num objeto que causa uma certa estranheza hoje em dia mas que foi muito popular nos escritórios antes da era da informática.

O significado de Mata borrão está na categoria Significados