Mata borrão

Mata-borrão é como é conhecido o papel usado para absorver excessos de substância líquida, muito utilizado por exemplo para retirar o excesso de tinta que fica sobre o papel quando sobre ele é escrito ou desenhado alguma coisa com a técnica do nanquim e o bico de pena. No âmbito da cosmética, o mata-borrão também aparece como um auxiliar na limpeza da pele, ajudando a sugar os excessos de óleo que ficam depois de algum tipo de tratamento.

O papel mata-borrão pode ser fabricado artesanalmente a partir de vários materiais de acordo com a sua aplicação, a espessura e suavidade desejadas, contudo, costuma-se ser produzido comercialmente com fibras de algodão.

Hoje em dia, no âmbito da escrita, o mata-borrão é pouco usado, mas foi bastante comum numa época em que as canetas eram de bico de pena e constantemente precisava-se retirar o excesso de tinta do papel para continuar nele escrevendo. Requisitava-se também o mata-borrão na época para limpar a tinta que derramava-se acidentalmente sobre o papel.

O mata-borrão é comumente encontrado em folhas ou disposto em uma peça que lembra um carimbo oscilante que facilita a sua aplicação, num objeto que causa uma certa estranheza hoje em dia mas que foi muito popular nos escritórios antes da era da informática.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.