Significado de Matéria

O que é Matéria

Matéria é tudo o que possui existência física, que preenche um lugar no espaço e possui massa. Tudo o que é considerado fisicamente uma coisa real é matéria, material. Podemos encontrar matéria no universo em três estados distintos, líquido, sólido ou gasoso.

Do ponto de vista de sua qualidade, a matéria pode ser chamada de substância, pois cada tipo de matéria possui uma composição própria e certo conjunto de propriedades. Assim, certos tipos de matéria formarão substâncias simples que tem em sua composição somente um elemento ou substâncias compostas que compreendem vários elementos físicos em sua composição. Do ponto de vista quantitativo, podemos chamar matéria de corpo, definido como uma limitada quantidade de matéria.

No contexto do jornalismo, é chamado de matéria ao trabalho do jornalista de apurar um fato ou tema e transformá-lo em um produto acabado pronto para ser apresentado ao público. Uma matéria pode ser tanto uma notícia ou reportagem de um jornal escrito quanto aquela produção audiovisual que apresenta determinado ocorrido no telejornal.

No âmbito da educação, também encontramos o termo matéria sendo usado para se referir a cada uma das áreas do conhecimento que fazem parte de grade curricular, assim como acontece com as matérias de português e matemática, por exemplo; como para fazer referência ao conteúdo que está sendo ministrado em determinado disciplina, a matéria que os alunos acompanham durante uma aula.

O termo matéria aparece ainda em expressões como “matéria escura”, referindo-se à grande quantidade de matéria que é detectada no espaço mas que não se consegue indicar a origem; temos a “matéria orgânica”, que se refere a restos de animais e plantas em decomposição que são aproveitados como fertilizantes; e temos também a “matéria-prima”, que refere-se ao material primordial e fundamental a partir do qual alguma coisa é feita.

O significado de Matéria está na categoria Significados