Significado de Materialismo

O que é Materialismo

Materialismo é um substantivo masculino que designa a atitude daquele que tem sua vida voltada ao usufruto e acúmulo de bens materiais. O materialista é o adepto do materialismo.

O termo materialismo possui uma certa carga pejorativa, pois aquele que segue a vida de acordo com essa prática, tende a viver uma vida demasiadamente objetiva, deixando de lado questões tidas como importantes na cultura ocidental como a espiritualidade, a moralidade, a ética, a solidariedade, a empatia e etc., todas questões que influem em nossas vidas e que não são materiais, são subjetivas.

Materialismo em Filosofia

No âmbito da filosofia, o materialismo compreende a tendência encontrada em certas escolas do pensamento ocidental que considera a matéria como a única realidade existente, sendo que tudo o mais deriva dela e da relação com ela. O materialismo filosófico se opõe, portanto, ao conceito de metafísica.

Materialismo Histórico

Dentro do materialismo filosófico destaca-se o materialismo histórico, um conceito desenvolvido pelo filósofo alemão Karl Marx (1918-1883) que entende que o desenvolvimento material da sociedade, ou seja, a evolução econômica da civilização é que determina as questões subjetivas encontradas na sociedade, como religião, ética, moral, valores, interesses e etc. Assim, modificando-se as bases materiais da sociedade, modifica-se a sociedade como um todo; conceito que é uma das bases do comunismo e do socialismo.

O significado de Materialismo está na categoria Significados